DA REDAÇÃO — O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu aplicar uma multa de R$ 53.205,00 a Walter Aparecido da Silva, o Waltinho na Balada, por divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Olímpia. A decisão reformou parcialmente a sentença inicial, que havia julgado improcedente a representação contra Silva e extinguido o processo em relação a Luiz Alberto Zaccarelli. É o segundo processo que o colunista perde para Geninho em menos de um mês.
A denúncia, feita pelo partido União Brasil de Olímpia, alegava que o colunista social teria compartilhado uma suposta pesquisa eleitoral pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, sem o devido registro exigido pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa, que não possuía elementos técnicos adequados, como metodologia de coleta de dados, margem de erro e nível de confiança, foi interpretada pelo Tribunal como “tendo o propósito de influenciar a opinião pública local sobre as intenções de voto”.
Em sua decisão, o Tribunal considerou que o material divulgado apresentava características próprias de uma pesquisa eleitoral, como gráficos e percentuais de intenções de voto, desqualificando a alegação de que se tratava de uma simples enquete.
A sentença foi dividida, com alguns juízes votando pela improcedência do recurso, enquanto a decisão final foi desempatada pelo presidente do TRE-SP, que acompanhou o voto do relator Regis de Castilho.
Com esta decisão, o TRE-SP reforça “a aplicação rigorosa das normas eleitorais sobre a divulgação de pesquisas, garantindo a lisura e transparência do processo eleitoral”.