DA REDAÇÃO“O Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas, Olímpia foi uma das últimas a entrar nesse rol, mas entrou com grande cacife e hoje disputa os primeiros lugares”. A afirmação é do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, ao participar da inauguração da sede própria da Secretaria de Turismo no final da tarde desta sexta-feira (16).

_DSC2216

E na esteira dos discursos, promessas reforçadas como do futuro aeroporto da cidade, a nova avenida Aurora Forti Neves até à Rodovia Assis Chateaubriand, futuro Centro Cultural e Gastronômico no ‘buracão’ da Avenida dos Olimpienses, a transformação da antiga estação ferroviária da Fepasa em novo atrativo turístico, entre outros investimentos que virão, anualmente, por conta de Olímpia ser transformada em Estância, em cerca de R$ 3 milhões.

12167858_769635906496241_1242149582_n

_DSC2161

Foi um evento onde estiveram presentes as lideranças do turismo do Estado, além de Lucena, como o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto, também presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado; e os demais convidados do 1º Congresso Estadual de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Olímpia e Região, realizado, na sequência, no salão social do Thermas dos Laranjais.

_DSC2107

O prefeito Geninho Zuliani e o secretário de Turismo Beto Puttini recepcionaram as autoridades e convidados. Nas bênçãos inaugurais, o cunho ecumênico, com o pastor Leonardo Simões, também vereador, e o Frei Fernando, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

_DSC2169

Nos discursos, o presidente da Câmara Luiz Salata (PP), o secretário Puttini, o prefeito Geninho e o secretário estadual Lucena.

_DSC2174

A NOVA ESTÂNCIA BRILHA

A Secretaria de Turismo de Olímpia foi desmembrada em janeiro deste ano. Antes, integrava a Secretaria de Cultura. Por sinal, o secretário Guto Zanette e nenhum integrante da sua equipe esteve presente nesse evento inaugural.

_DSC2114

Agora, a Pasta funciona em um prédio pertencente à Prefeitura, que foi retomado para atender às necessidades dos novos rumos da Estância.

_DSC2141

A construção compreende cinco salas para atendimento: gabinete do secretário, departamento técnico e jurídico, diretoria de atendimento ao turista, sala multiuso para o Conselho Municipal de Turismo, Associação dos Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes, e Convention Bureau; diretoria de suporte aos atrativos turísticos e imprensa. Além de sala para reuniões, copa, recepção e três banheiros, sendo um deles com acessibilidade.

_DSC2186

Na área externa da Secretaria de Turismo, um projeto futuro prevê a instalação de um auditório com capacidade para 100 pessoas e também a construção de um apartamento modelo para oferecer cursos profissionalizantes em diversos setores do turismo, como capacitação de camareiros e garçons.

_DSC2121

E não é para menos toda essa festa: de 2009 para cá, o turismo cresceu 2100% em Olímpia. Esta porcentagem se refere ao número de leitos que, em 2009, era de 687 (com sete hotéis, quatro pousadas, 42 casas de veraneio e um hotel fazenda), e hoje são de 14.439 leitos (com 17 hotéis, 64 pousadas, quatro hotéis-fazenda, quatro Resorts, 358 casas de veraneio).

_DSC2128

O turismo influencia em 29,98% a geração de empregos na cidade. Em 2009, era de apenas 13%, um salto de 130% na geração de mão-de-obra. Essas vagas provém de hospedagem e alojamento, alimentação, transporte, atendimentos auxiliares (agências de viagens, entre outros) e serviços aporte, como Saúde, entre outros.

_DSC2244

O IBGE demonstra que, hoje, são 53 mil habitantes em Olímpia, dos quais 40% são economicamente ativos, ou seja, aproximadamente  21 mil trabalhadores.