DA REDAÇÃO — A posse dos 13 vereadores eleitos, do prefeito Geninho Zuliani (União Brasil) e do vice Márcio Iquegami será realizada nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 18h, na Câmara Municipal de Olímpia. A solenidade será antecipada em uma hora em relação ao horário previsto no Regimento Interno, que estabelece início às 19h30. A confirmação foi feita pelo presidente da Câmara, Sargento Renato Barrera Sobrinho. (Se for copiar, cite a fonte).
Durante a cerimônia, os vereadores eleitos assumirão os mandatos, seguidos pela eleição e posse da nova Mesa Diretora.
Conforme articulações realizadas após as eleições, a composição já está definida: Flávio Olmos será o presidente, Marcelo da Branca o vice-presidente, Marcão Coca o primeiro secretário, e Luciano Ferreira o segundo secretário. Gustavo Pimenta declinou de um convite para integrar a Mesa, alegando compromissos profissionais.
Na sequência, serão empossados o prefeito Geninho Zuliani e o vice Márcio Iquegami. Após os discursos protocolares, a cerimônia continuará no gabinete executivo, localizado na Praça da Matriz, onde o prefeito apresentará o primeiro escalão do governo.
Os futuros legisladores de Olímpia
Os 13 vereadores eleitos para a próxima legislatura já foram diplomados no dia 17 de novembro. São eles:
- Flávio Olmos (PP) – 1.422 votos (4,76%)
- Zé Kokão (União Brasil) – 974 votos (3,26%)
- Fernandinho (PSD) – 939 votos (3,14%)
- Luciano Ferreira (PP) – 816 votos (2,73%)
- Beto Puttini (União Brasil) – 806 votos (2,70%)
- Lucimara do Povão (PP) – 769 votos (2,57%)
- Marcelo da Branca (Republicanos) – 739 votos (2,47%)
- Sargento Barrera (PDT) – 722 votos (2,41%)
- Charles Amaral (Podemos) – 691 votos (2,31%)
- Edna Marques (União Brasil) – 652 votos (2,18%)
- Gustavo Pimenta (União Brasil) – 625 votos (2,09%)
- Marcão Coca (MDB) – 526 votos (1,76%)
- Salata (MDB) – 500 votos (1,67%).
Quem é Flávio Olmos
Nascido no bairro Santa Efigênia, em Olímpia, Flávio Olmos cresceu em uma família numerosa com nove irmãos e 48 sobrinhos. Desde jovem, esteve ligado ao comércio local através da sorveteria fundada por sua família em agosto de 1982, o mesmo mês e ano de seu nascimento. Formado em Química, Olmos assumiu a responsabilidade técnica pela indústria familiar (Sorvetes Olmos), tornando-se uma figura conhecida e respeitada na cidade.
Eleito pela coligação do prefeito Geninho Zuliani (União), Olmos reconhece o futuro prefeito como seu líder político e garante que estará alinhado à gestão. “Quero ajudar o Geninho a fazer um bom mandato. Acredito que coisas boas virão com a união entre a Câmara e o Executivo”, afirmou na primeira entrevista que concedeu após eleito, exclusiva ao Diário. Apesar disso, destacou que manterá sua independência como parlamentar, característica que, segundo ele, marcou seu mandato anterior entre 2016 e 2020.
Os futuros secretários municipais
Nos dias 10 e 17 de dezembro, Geninho Zuliani apresentou os integrantes de sua equipe de governo. Entre os nomes confirmados estão:
- Saúde: Márcio Iquegami, vice-prefeito eleito.
- Cultura e Defesa do Folclore: Priscila Foresti.
- Governo: Claudio Roberto Ferreira da Silva.
- Gestão e Governo Digital: Max Mena.
- Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Wilson França Prado.
- Segurança Pública: Vinícius Cláudio Zoppellari.
- Educação: Jéssica Maria dos Santos.
- Finanças: Cléber José Cisotto.
- Obras e Infraestrutura: Leandro Pierin Galina.
- Assistência Social: Edna Marques.
- Turismo: Humberto Puttini.
- Casa Civil: Raquel Crepaldi.
- Esporte e Lazer: Zé Kokão.
- Zeladoria e Meio Ambiente: João Paulo Morelli.
A primeira-dama, Ana Cláudia Zuliani, será a presidente do Fundo Social. O jornalista Cléber Luís assumirá a Comunicação, sem status de secretário. Ele deixou a TV Record Rio Preto após seis anos, alternando entre reportagem e apresentação na bancada.
Geninho Zuliani foi eleito com 52,34% dos votos válidos em outubro.