DA REDAÇÃO / ATUALIZAÇÃO — O prefeito eleito de Olímpia, Geninho Zuliani (União Brasil), divulgará na terça-feira (17), às 11 horas, no auditório do Enjoy, os nomes dos últimos oito secretários que irão compor sua equipe de governo para o mandato 2025-2028. O anúncio completará a formação do secretariado, que incluirá novos cargos e mudanças estratégicas no Executivo municipal.
Entre as confirmações antecipadas pelo Diário de Olímpia, três vereadores eleitos integrarão o primeiro escalão, abrindo espaço para suplentes na Câmara Municipal. Beto Puttini assumirá a Secretaria Municipal de Turismo, elevando Sandro Pires ao Legislativo. Mas, Puttini assumirá somente em março. O ‘substituto’ será anunciado. Zé Kokão ficará responsável pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com o suplente Otávio Hial ocupando sua vaga na Câmara. Já Edna Marques será a titular da Secretaria de Assistência Social, sendo substituída no Legislativo por Sonia Guerra.
Além disso, o Diário ainda recebeu a informação de que Leandro Galina ocupará a Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, que já ocupou recentemente na gestão Fernando Cunha; Cléber Cizoto, que foi da gestão anterior de Geninho à frente da Prefeitura, provavelmente Planejamento e Finanças; João Paulo Morelli (Zeladoria). A Casa Civil, novidade no organograma municipal, deverá ser ocupado por Raquel Crepaldi, atual secretária de Cultura e Turismo do governo Fernando Cunha. Na Educação, a informação é que virá de Barretos (Jéssica?).
O novo governo contará também com uma ‘secretaria inédita’ na cidade, a Casa Civil, cuja função específica será detalhada pelo prefeito eleito durante o anúncio já que, questionada, a assessoria de Comunicação não soube explicar. É a única a ser criada, além da mudança de nomes que envolveu as Pastas da Cultura (que passou a ser também ‘Defesa do Folclore’, perdendo o Turismo), a Secretaria de Gestão e Governo Digital, que substitui a pasta da Administração e do Turismo (só ele).
Em âmbito municipal, a Casa Civil costuma articular as relações institucionais do Executivo com o Legislativo e a sociedade civil.
As Secretarias a serem anunciadas são:
- Secretaria Municipal de Educação
- Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças
- Secretaria Municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura
- Secretaria Municipal de Assistência Social
- Secretaria Municipal de Turismo
- Casa Civil
- Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude
- Secretaria Municipal de Zeladoria e Meio Ambiente
Com a definição do secretariado, a expectativa é que o novo governo inicie os trabalhos focado nos desafios administrativos e no desenvolvimento da cidade.