DA REDAÇÃO – Durante um ‘press tour’ realizado neste feriado de São João Batista, segunda-feira (24), o prefeito Fernando Cunha mostrou o estágio das obras do Parque Ambiental dos Olhos d’Água, localizado ao longo da Avenida Benatti. O projeto inclui a construção de lagos, ciclovias, e o “Centro Cultural Ruy Ohtake”. Vídeos Leonardo Concon e Edinaldo Luppi (drone) – Assista ao vídeo-entrevista do Diário

“Estamos aqui no Parque Ambiental dos Olhos d’Água, ao longo da Avenida Benatti, próximo à rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). O novo trevo em desnível na rodovia deve ser entregue pelo DER até o final de julho. Atualmente, estamos escavando o último lago, que será o maior, com aproximadamente 700 metros de comprimento”, explicou Cunha.

Desenvolvimento Urbano e Ambiental

O projeto envolve não apenas a escavação dos lagos, mas também a criação de espaços para lazer e atividades físicas. “Após a escavação, faremos o aterro e as bordas dos lagos, preparando para a urbanização, que incluirá pistas de caminhada, plantio de árvores e academias ao ar livre”, afirmou o prefeito.

O plano inclui a construção de um estacionamento de apoio para os visitantes do parque. “Estamos construindo um estacionamento com blocos intertravados para apoiar os visitantes que vêm caminhar e passear”, disse Cunha, destacando também a infraestrutura de drenagem necessária para o projeto.

Parque Ecológico

Cunha mencionou que o parque será um eco parque, diferente dos parques temáticos da cidade. “A ideia é criar um parque aberto, como o Ibirapuera (da capital paulista), com lagos e áreas verdes. Planejamos licitar para ver se há interesse em montar lanchonetes e outras atividades, sem precisar de mais recursos da prefeitura”, explicou.

O projeto prevê a construção de ciclovias e pistas de caminhada ao longo do rio e dos lagos. “Serão cerca de 2,5 quilômetros de pistas de caminhada e de bicicleta, contornando os lagos e a margem do rio, sem entrada de veículos”, acrescentou.

Cronograma de Obras

As obras de terraplanagem estão adiantadas e devem ser concluídas até o final do ano. “Até o final do ano, queremos ter a terraplanagem pronta e iniciar a construção das ciclovias. O Centro Cultural Rui Ohtake, que integra este parque, deve estar pronto até novembro”, afirmou Cunha.

O prefeito finalizou destacando a importância do projeto para a cidade. “Este parque será um espaço importante para o lazer e a qualidade de vida da população de Olímpia. Estamos comprometidos em concluir as obras o mais rápido possível”, concluiu.