O período de inscrições para o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que em Olímpia foi rebatizado como “Meu Lar”,  foi concluído na última semana, retratando o déficit habitacional do município com a procura de quase 5 mil famílias que se inscreveram interessadas em 150 unidades a serem construídas em data ainda a ser anunciada. As inscrições foram gerenciadas pela Secretaria de Assistência Social na Casa da Cultura.

A Secretária de Assistência Social, Cristina Reale, destacou a dinâmica de atendimento adotada pela equipe, que incluiu a atualização do Cadastro Único e mutirões nos finais de semana. Ela enfatizou que, após a fase de inscrições, “o foco agora se volta para a verificação das candidaturas, com uma auditoria nos documentos para assegurar a adesão aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal”.

As inscrições que não se enquadram nos requisitos para o sorteio inicial serão consideradas para futuros programas habitacionais, acrescenta a secretária.

Os dados coletados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, responsável pela auditoria interna e validação dos documentos. As 150 unidades fazem parte da primeira etapa do projeto, aprovada pelo programa “Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1”, destinada a moradores com renda familiar de até R$ 2.640,00.

A prefeitura adquiriu uma área suficiente para a construção de até 700 moradias, indicando planos para a expansão futura do projeto habitacional. O prefeito Fernando Cunha disse que, essa área, próxima ao Jardim Santa Fé, é capaz de comportar 700 casas, e reforçou “o compromisso da gestão municipal em promover habitação acessível”.

Atualmente, 490 lotes estão autorizados para construção, com esforços em andamento para ampliar o número de unidades disponíveis.

O processo licitatório para a construção das 150 casas já está em progresso, com a previsão de que a empresa contratada conclua o empreendimento em 18 meses, ou seja, provavelmente final de 2025, início de 2026.

As moradias, que ocuparão uma área de mais de 50 mil metros quadrados, contarão com dois quartos, sala, cozinha, banheiro social e área de serviço, totalizando no mínimo 44 metros quadrados cada.