DA REDAÇÃO — O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a influenza até o dia 14 de julho. Inclusive em Olímpia, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber a vacina, que visa prevenir a gripe e outras complicações respiratórias.

Desde o início da campanha, em abril, até junho, foram administradas 5.573.549 doses nos 645 municípios do estado, focando em grupos prioritários como crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e idosos. Além disso, 2.635.530 doses foram aplicadas em pessoas sem comorbidades.

Em Olímpia, desde o início do ano até o final de maio, foram aplicadas cerca de 9 mil doses contra a influenza, atingindo 37,90% de cobertura vacinal. Por outro lado, 96 doses foram administradas contra a dengue para o grupo específico de imunização.

A enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da SES, Ligia Nerger, destaca “a importância da vacinação anual devido à diminuição natural dos anticorpos e possíveis mutações do vírus”. Ela também menciona “a baixa adesão à campanha, especialmente entre puérperas e gestantes, enfatizando a necessidade de ampliar a cobertura vacinal nesses grupos”.