O Dengário de Olímpia interromperá seus serviços a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho. A unidade, que atende exclusivamente casos de dengue, manterá o funcionamento até este domingo (30), das 7h às 18h.

A decisão de encerrar as atividades foi motivada pela significativa redução no número de atendimentos, observada principalmente desde a segunda quinzena de maio. De março a junho, o Dengário realizou mais de 6.500 atendimentos, com pico no mês de maio, que registrou 2.329 casos.

Em contraste, junho apresentou uma queda de 66% em comparação ao mês anterior, com apenas 788 pacientes atendidos até a última sexta-feira.

Iniciado em 8 de março, o serviço foi estabelecido em resposta ao surto de dengue no país, com o objetivo de oferecer suporte a pacientes com sintomas leves e desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), contribuindo para a eficácia na triagem e prevenção do agravamento da doença.

Com a melhoria do quadro epidemiológico e a redução dos casos, a expectativa é que a situação continue a melhorar no segundo semestre.

Após o fechamento do Dengário, a estrutura será adaptada para a criação do Centro de Saúde da Mulher.

Segundo Marcos Pagliuco, secretário de Saúde, “o novo centro será implantado no Complexo do ARE, atendendo a uma solicitação do prefeito Fernando Cunha, visando aprimorar os serviços públicos de saúde no município”.