O 60º Festival Nacional do Folclore de Olímpia (FEFOL) confirmou a participação de representantes dos estados de Sergipe e Maranhão para a edição especial que acontecerá de 3 a 11 de agosto. A organização do evento revelou que quatro grupos tradicionais desses estados serão parte das atrações, aguardadas pelo público.

De Sergipe, o Grupo Folclórico Parafusos, da cidade de Lagarto, retornará ao festival após ser o homenageado na edição anterior.

Reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe, o grupo tem uma trajetória de mais de 125 anos e é considerado único em sua categoria no Brasil.

Também de Lagarto, as Lavadeiras participarão novamente, destacando a cultura das lavadeiras de roupas nas margens dos rios da região. Completando a representação de Sergipe, o Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis trará sua tradição, que remonta a 1780, envolvendo música e danças características.

Por parte do Maranhão, o Grupo de Bumba Meu Boi “Brilho da Luz”, da cidade de Santa Luzia, representará o folclore maranhense, conhecido por sua riqueza cultural que mistura elementos indígenas, africanos e do catolicismo. O grupo já é veterano no FEFOL e promete trazer a tradicional animação do bumba meu boi para o público.

O FEFOL, realizado pela Prefeitura de Olímpia através da secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros, é um evento aberto ao público, com entrada gratuita.

A organização promete uma programação variada ao longo dos 9 dias de festival e anunciará em breve os representantes de outros estados da Região Nordeste.

O Diário de Olímpia, mais uma vez, também confirma as suas transmissões ao vivo pelas redes sociais, com imagens próprias de drone, inclusive, e bem perto das apresentações. Não recebemos nada por isso, fazemos pelo bom jornalismo que sempre prestamos.