O Museu de História e Folclore Maria Olímpia iniciou o processo de transferência de seu acervo para uma nova instalação situada no Recinto do Folclore. A mudança, conduzida pela Secretaria de Turismo e Cultura, inclui uma série de medidas para garantir a integridade das peças.

A partir de hoje (14), a visitação estará suspensa tanto na antiga sede quanto no novo local, para facilitar o processo de realocação das obras.

Museu de Historia e Folclore – Sede Atual

O novo Museu do Folclore, programado para abrir oficialmente no início de agosto, passará por uma reformulação significativa. Este espaço também abrigará o Arquivo Público e uma área sob a gestão da Fundação Roberto Marinho, que apresentará uma exposição tecnológica e interativa sobre o Folclore Brasileiro.

Fundado na década de 70 pelo Professor José Sant’anna, idealizador do FEFOL (Festival do Folclore de Olímpia), o museu preserva um acervo que documenta 60 anos de história do festival e diversas manifestações folclóricas.

O objetivo da nova sede é ampliar o acesso do público e valorizar o patrimônio cultural, convertendo o museu em um centro de pesquisa e contemplação e incentivando a celebração do folclore durante todo o ano.

Informações adicionais sobre a reabertura do Museu do Folclore e as novas exposições serão anunciadas em breve.