DA REDAÇÃO — A Estação Cultural de Olímpia (ECO), foi palco nesta quinta-feira (15), de um encontro que reuniu gestores municipais de cultura da região administrativa de Barretos para discutir políticas públicas e diretrizes da área cultural, com início às 10h, estendendo-se até o final da tarde. Texto e fotos Diário de Olímpia

O evento contou com a presença da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, que apresentou ações da pasta e promoveu o diálogo sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltada ao financiamento de iniciativas culturais nos municípios.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Barretos, Jaborandi, Taiaçu, Viradouro, Severínia, Altair, Vista Alegre do Alto, Monte Azul Paulista, Taquaral, Colômbia e outras cidades da região. A reunião teve como objetivo alinhar estratégias com os programas do Estado e da União e instituições culturais parceiras, além de promover o intercâmbio de experiências entre os gestores.

A programação incluiu apresentações institucionais, debates técnicos e orientações sobre a aplicação de recursos da PNAB e o papel das administrações municipais no fortalecimento da cultura local.

Também foram apresentados ações do programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura. Além de apresentação de ações da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte para os municípios paulistas.

A imprensa regional acompanhou o evento, que também teve a presença do prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani; secretária da Cultura Priscila Foresti (Guegué), vereadores e lideranças de diversos segmentos.

Durante sua fala, o prefeito destacou “o papel de Olímpia no cenário cultural paulista e nacional”, citando o Festival do Folclore de Olímpia “como exemplo de manifestação consolidada que valoriza as tradições e os grupos populares de todo o país”.

A secretária municipal de Cultura, Priscila Foresti, reforçou “a relevância do intercâmbio entre municípios para a construção de políticas culturais mais eficientes”.

O encontro faz parte de uma série de ações regionais que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo para acompanhar a implementação da PNAB e apoiar os municípios na estruturação de seus sistemas de cultura.