A Estância Turística de Olímpia sediou, no Celebration Resort Olímpia, o 2º Encontro de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo. O evento, realizado no fim de semana, reuniu prefeitos e gestores de turismo de quase todas as 70 estâncias paulistas, além do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Organizado pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), o encontro começou na tarde de sexta-feira (28), com apresentações de programas e parceiros da associação, como o Senac.

Foram discutidos conteúdos digitais para o turismo e dicas sobre o ranqueamento das estâncias. O painel “Multipropriedade, Mercado, Benefícios e Custos” foi apresentado pelo prefeito Fernando Cunha, com a participação de Alexandre Zubaran, do Grupo Enjoy Hotéis e Resorts, e Sérgio Ney Padilha, do Grupo Ferrasa/Hot Beach.

No sábado (29), ocorreu a 2ª Reunião de Prefeitos da Aprecesp. A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente da Aprecesp e prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, e pelo anfitrião prefeito Fernando Cunha.

Participaram também o secretário estadual Roberto de Lucena, o deputado estadual Sebastião Santos, o presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), Marcelo Barbieri, o 1º vice-presidente e prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré da Silva, o 2º vice-presidente e prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, e o presidente da Câmara de Olímpia, Sargento Barrera.

A reunião abordou pautas importantes sobre o convênio Dadetur e questões da Secretaria de Turismo, com discussões sobre estratégias de melhorias municipais. Os participantes conheceram o Espaço Cidades Inteligentes, com o tema “Ilumina Tur”, e debateram “Como o Big Data pode melhorar a governança municipal”. Durante o encontro, foi assinado o “Acordo de Cooperação entre Aprecesp e Senac/SP para a Agenda do Turismo de Bem-Estar e Saúde para as Estâncias”.

O prefeito Fernando Cunha ressaltou a importância do evento para Olímpia. “Este evento marca um passo significativo na consolidação de Olímpia como um polo turístico de excelência, destacando-se pela infraestrutura de lazer e hospitalidade, além do compromisso com o desenvolvimento econômico e cultural das estâncias turísticas do estado de São Paulo”, afirmou Cunha.

Durante a reunião, o secretário estadual Roberto de Lucena destacou o potencial de Olímpia como um dos polos turísticos mais importantes do país e apresentou uma prestação de contas sobre programas de incentivo do Estado para o desenvolvimento do turismo, convênios celebrados e recursos repassados.

No sábado, além da reunião de prefeitos, as primeiras-damas visitaram pontos turísticos de Olímpia, incluindo o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, o Museu de Cera, o Orionverso e o Parque Aquático Thermas dos Laranjais.