O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era amanhã (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.

A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.

EM OLÍMPIA

Os jovens olimpienses do sexo masculino que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2021 devem realizar o alistamento militar. O prazo se encerra no dia 30 de junho.

O cadastro pode ser feito diretamente pelo site, mas quem não conseguir se inscrever pela internet, pode entrar em contato com a Junta Militar do município pelo telefone (17)3281-6413 para mais informações. A Junta fica localizada o Mezanino – Sala 1, do Boulevard Shopping (Rua São João, 657 –Centro).

Para o cadastro, é necessário o RG, CPF (cópia e originais) e comprovante de residência. O candidato que não possuir CPF pode levar a certidão de nascimento e um documento com foto.

Jovens que utilizam nome social devem apresentar, além dos documentos pessoais, o requerimento do uso do nome social para efetivar a inscrição.