DA REDAÇÃO — Em entrevista exclusiva ao Diário de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha detalhou os avanços significativos para a construção do futuro aeroporto regional internacional de Olímpia. O projeto, que marca uma importante etapa de desenvolvimento para a região do Norte Paulista, será integralmente financiado pelo governo federal, com um aporte de R$ 104 milhões destinados à implantação do empreendimento. Confira em vídeo:

Durante as reuniões em Brasília, o prefeito Fernando Cunha esteve com representantes da Infraero e ministros essenciais à decisão do projeto aeroportuário, garantindo que não haverá necessidade de investimento municipal no aeroporto.

“A prefeitura de Olímpia firmará um convênio com o governo federal, assegurando que o Infraero seja responsável pela construção e utilização dos recursos federais, o que confere maior segurança quanto à continuidade e conclusão da obra, independente de futuras gestões municipais”, ressaltou Fernando.

Uso de ‘ondas’ nos telhados nas cores vermelho e preta para lembrar as águas termais

O cronograma previsto indica que as licitações para a construção do aeroporto devem ser iniciadas em março, com o objetivo de começar as obras entre julho e agosto deste ano, revelou o prefeito.

A expectativa é que o aeroporto, que contará com uma infraestrutura capaz de atender 1 milhão de passageiros anualmente – um volume significativamente maior do que o inicialmente planejado de 250 mil – esteja operacional em meados de 2026.

Até detalhes de cores foi discutido: Fernando revelou que os telhados, por exemplo, serão em formato de ondas, lembrando as águas termais, com as cores vermelho e preto, por exemplo, além de se preocupar, também, com as lojas, receptivo e outras áreas comuns do futuro aeroporto.

Ao contrário dos aeroportos da região, o de Olímpia contará com sistema avançado de decolagens e aterrisagens por instrumentos (IFR, instrument flight rules), podendo ser operado sob quaisquer condições. Embora o voo por instrumentos permita que se realize o voo com restrição de visibilidade, o voo IFR não se resume a esta situação: em condições meteorológicas totalmente visuais, o voo IFR permite que se voe mais alto e normalmente diretamente para o destino.

Área atual, já demarcada e preparada

Além de impulsionar o turismo na região, o aeroporto de Olímpia servirá também como um importante hub para o transporte de cargas, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e regional. A gestão e operação do aeroporto, após sua construção, ainda serão definidas, com possibilidades que incluem administração municipal, terceirização ou concessão.

“O projeto não só representa um marco para a presença do governo federal no interior de São Paulo mas também solidifica o compromisso com o avanço e a infraestrutura regional, prometendo transformar Olímpia e seu entorno em importantes polos de atração turística e econômica”, conclui Fernando Cunha.