O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Estância Turística de Olímpia acaba de ser oficialmente regulamentado vai decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (19). O documento, que orienta a tomada de decisões nos processos integrados, está disponível para amplo acesso no site da Prefeitura, por meio do link https://bit.ly/PDTI_Olimpia.

O PDTI, válido para o quadriênio 2024/2027, tem como propósito priorizar tarefas alinhadas a estratégias previamente formuladas, visando tornar o trabalho mais assertivo e aprimorar a qualidade na prestação dos serviços municipais.

A iniciativa busca utilizar a tecnologia da informação para atender às necessidades de governança, alinhando os recursos de TI com as metas organizacionais. O objetivo final é contribuir para a redução de custos e melhoria da eficiência operacional.

O plano resulta de um mapeamento das necessidades de cada órgão da administração direta e indireta, respeitando as especificidades de cada Secretaria Municipal, com foco no aprimoramento da gestão e no atendimento à população.

Além disso, a medida atende ao IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, criado pelo Tribunal de Contas, que avalia as gestões em sete setores da administração pública, buscando aprimorar o planejamento dos municípios.

O PDTI de Olímpia foi elaborado ao longo de 2023, entre julho e dezembro, sob a coordenação da Divisão de Tecnologia da Informação, com supervisão da empresa Voyager Innovative Solutions, contratada por licitação para prestar consultoria técnica e especializada.

A entrega final do PDTI ao secretário de Administração, João Luiz Alves Ferreira, foi realizada em dezembro de 2023 pelo Consultor da Voyager, Rodolfo Miranda de Barros, pelo diretor da Divisão de TI da Prefeitura, Victor Ishikawa Mansano, e pela chefe do setor de Imprensa, Priscila Minani, contando ainda com a participação do CEO da Voyager, Emilson Donizeth. Posteriormente, o documento foi apresentado ao prefeito Fernando Cunha para o parecer final e a devida regulamentação.

A equipe de TI agora trabalhará nas diretrizes previstas no cronograma do Plano, com as etapas iniciais incluindo a criação e divulgação de uma Política de Governança de TI, além da formação de um Comitê Gestor de TI para definir as prioridades na execução dos projetos alinhados às estratégias da Administração Municipal.