O secretário Hélio Lisse Jr. assumiu a recém-criada Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, dentro da reestruturação administrativa da Prefeitura de Olímpia, que extingue a autarquia Progresso e Desenvolvimento Municipal, e concedeu a primeira entrevista já no cargo, e no gabinete da Prodem, ao Diário, falando sobre os novos desafios. A entrevista foi realizada pelo editor Leonardo Concon. Confira o vídeo abaixo, se preferir assistir todo o conteúdo fielmente:

Hélio falou de cada segmento da nova Pasta, como da Segurança com a vinda em breve da Guarda Civil Municipal e ampliação do videomonitoramento. Ele tem bagagem para tanto, foi diretor regional de Polícia Civil em Belo Horizonte, premiado por diversas vezes na função, e auxiliou o prefeito Fernando Cunha na criação do videomonitoramento e Guarda Civil Municipal.

“Eu gosto de desafios, o prefeito me confiou e tenho a certeza que vamos melhorar a vida dos olimpienses, tem muito trabalho pela frente”, disse Hélio, reforçando que “temos expectativa muito favorável da implantação da GCM, a Guarda Municipal, melhorias no setor de trânsito, fazer algumas intervenções, como novas rotatórias em pontos cruciais de movimento”.

“A GCM é uma grande expectativa, os agentes devem começar o curso preparatório, que é demorado, a partir do dia 15 de março, devem concluir em meados de junho a julho, daí pensamos já em colocá-los em ação, protegendo a nossa sociedade, eu sempre carreguei essa bandeira da GCM, como do videomonitoramento, e vai se tornar realidade”, disse.

Questionado se a GCM irá operar além da ‘proteção ao patrimônio público’, o secretário foi positivo: “Sim. Ela auxilia as polícias, onde se cria a Guarda Civil Municipal, na realidade, ela se torna coadjuvante na área da Segurança, ou seja, ela acaba de certa forma colaborando e, com certeza, veremos isso em nossa cidade,  fazendo mais uma vez com que os índices criminais venham a cair”. A presença da GCM dará, segundo ele, mais tranquilidade para a população e, também, para os turistas.

TRÂNSITO

Do Trânsito, acatando a sugestão do Diário para a contratação de um projeto profissional, de engenharia de Trânsito, entre outros equipamentos que possam ser mais eficazes do que o ‘festival de lombadas’ sem critérios técnicos; além de pontos de novas rotatórias e sinalizações.

“Vamos buscar um estudo amplo na área de trânsito da nossa cidade, as diretrizes que a gente deve tomar nesse primeiro momento, então não vamos fazer nada que não seja de forma técnica, vamos buscar na Faculdade de Engenharia de São Carlos, por exemplo, esse auxílio, queremos um projeto de trânsito abrangente, quais as melhorias que a gente deve realizar na nossa cidade, mudanças de qualidade e com a observação técnica”, revelou Hélio.

Ao ser questionado sobre o ‘festival de lombadas’, principalmente sugeridas por vereadores sem qualquer informação técnica, e algumas realizadas de forma irregular, o secretário foi enfático: “”Sim, eu acredito que nós temos outros equipamentos que possam estar resolvendo essa questão, podemos ter lombadas eletrônicas, mudar essa forma de conceder e realizar as lombadas, substituir por lombo-faixas, porque a lombada pura e simples acaba sendo empecilho até para as casas ao redor, muitas apresentam rachaduras de tanta trepidação de veículos, inclusive os mais pesados, às vezes o vereador não sabe que a lombada acaba prejudicando mais do que ajudando”.

NOVO MODELO DE TRANSPORTE COLETIVO

Da mobilidade urbana, com um novo transporte coletivo que já vem sendo pensado pelo prefeito Fernando Cunha, além da regulação dos táxis, moto táxis e aplicativos de transporte (alguns ocupando espaços indevidos para cooptar clientes).

“A mobilidade urbana abrange todas as atividades que envolvem a movimentação coletiva, seja transporte coletivo, táxi, moto táxi, aplicativos de transporte, enfim, vamos buscar a inovação, desejada pelo prefeito Fernando, nesse quesito, temos muitas demandas a resolver”, assinala Hélio.

Alertado pelo Diário sobre alguns problemas envolvendo empresas concorrentes de aplicativos, em especial quando transformam ‘pontos de parada’ em supermercados, o secretário Hélio disse que não irá tolerar esse comportamento e que seguirá fielmente a legislação: “Vamos fazer todos os levantamentos, a gente sabe que tem alguns gargalos, locais onde motoristas de aplicativos fazem ponto, estacionados como se fossem táxis, e não é assim, o passageiro deve solicitar via aplicativo, e o inverso tem gerado reclamações e dissabores, vamos chamar os responsáveis das empresas e resolver essas questões dentro da legalidade”.

LIQUIDAÇÃO DA PRODEM

Ao falar da liquidação da autarquia Prodem, daí a criação de sua Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hélio Lisse Jr. comentou: ” A gente vinha acompanhando todo esse processo há cerca de quatro, cinco anos atrás, é uma empresa que necessitava de intervenção, é um buraco sem fundo, dando problemas até jurídicos para a gestão municipal, ela não tem condições de se manter”.

Segundo Hélio, a Prodem é uma “empresa deficitária, que cada vez mais estava ficando complicada sua situação, mas ainda vai demorar a ser extinta devidos as passivos trabalhistas, e a nova Secretaria vai caminhando para se estruturar, abraçando as atividades antes da Prodem, com muito mais profissionalismo e recursos, como por exemplo a sinalização de solo, placas, que vai ser o último departamento a ser extinto”.

SUPER PASTA DE R$ 140 MIL?

Finalmente, o Diário quis saber se a nova pasta irá consumir, o que já se ouviu falar, cerca de R$ 140 mil em vários funcionários, novos cargos de assessoria, por exemplo. Hélio negou taxativamente: “Não é verdade, no máximo vamos ter dois, três, assessores para nos auxiliar administrativamente, vamos trabalhar dentro de um esquema enxuto e transparente”, concluiu.