As equipes da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia seguem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti causador de doenças graves como a dengue. Desde o início do ano, a secretaria de Saúde percorre todas as regiões da cidade para realizar a nebulização. Durante este período, quase 18 mil imóveis já foram imunizados.

A atuação preventiva é uma medida da Vigilância Epidemiológica para evitar possíveis doenças causadas pelo mosquito. Nas atividades de nebulização, é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, guardem alimentos e cubram utensílios domésticos.

O método libera um produto em forma de neblina para eliminar mosquitos transmissores de doenças. É importante ressaltar que o produto não é prejudicial ao ser humano, pois tem uma concentração baixa de veneno, agindo somente no momento da aplicação dentro do estabelecimento ou da residência, onde o mosquito tem o hábito de permanecer, não tendo, portanto, ação residual.

Paralelo ao trabalho, outros 22 mil imóveis também receberam a visita dos agentes de controles de endemias para a realização de bloqueio dos criadouros. Todos os dias, os Agentes de Controle de Vetores percorrem as residências fazendo buscas ativas de criadouros e orientando a população.

Nesta sexta-feira (12), a equipe está percorrendo o bairro São José para nebulização. Já na segunda-feira (15), deve ser iniciada também no Jardim Cisoto e o bloqueio será realizado em imóveis do Jardim Tropical II e Vila Nova.

MANUTENÇÃO DAS AÇÕES

Independente da nebulização e bloqueio, a recomendação da Secretaria da Saúde é que a população esteja sempre em alerta, redobrando os cuidados em suas residências, evitando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água.

Manter os quintais limpos e eliminar possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, pneus, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva, são hábitos que todos os moradores devem adotar frequentemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here