O Governo do Estado de São Paulo atualizou,  às 12h45, em entrevista coletiva promovida pelo governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, a nova atualização do plano São Paulo de combate ao novo coronavirus, especialmente para as regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, também atingindo a Estância Turística de Olímpia. Todas essas regiões estavam na fase Vermelha, ou seja, restrição máxima de atividades que envolvam aglomeração.

A expectativa se confirmou, Olímpia, e toda a região de Barretos, em especial, passaram para a fase seguinte, ou seja, laranja, permitindo maior flexibilidade nas atividades comerciais não-essenciais, por exemplo.

Nesse sentido, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, já tinha colocado em ação decreto municipal flexibilizando horário de atendimento das 6h às 22h, e no máximo com 40% de ocupação nos estabelecimentos comerciais, acompanhando o que foi feito por prefeitos de Bebedouro e Barretos, por exemplo.

As três Diretorias Regionais de Saúde (DRS) estavam entre as seis do estado classificadas na fase vermelha, a mais restritiva do programa de flexibilização das atividades econômicas, em que se permite somente o funcionamento de serviços essenciais.

Na véspera da reunião, as regionais de Franca e Ribeirão Preto apresentaram ocupação de leitos de UTI acima de 75% – índice de fase vermelha -, enquanto Barretos registrou taxa de 66%, segundo a Fundação Seade, usada como parâmetro de análise do plano. O critério é o que mais tem peso na avaliação dos municípios.

Confira os dados registrados pela Fundação Seade nas regionais de saúde na quinta-feira (4):

Barretos

  • Taxa de ocupação de leitos de UTI: 66,3% (verde)
  • Leitos para 100 mil habitantes: 21,9 (verde)
  • Novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 358 (amarela)
  • Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 63,3 (laranja/vermelha)
  • Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: 8,9 (laranja/vermelha)