Da Redação — Prossegue até às 15h deste sábado (7) a Campanha de Prevenção do Câncer de Pele, no Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), conhecido como Centro de Saúde ou Postão.

IMG_1159
As bênçãos iniciais do padre José Antonio, da Paróquia de São João

A Campanha, que teve início às 9 horas, atenderá 300 pessoas e é coordenada pela médica dermatologista Solange Maria Benatti Murad, com apoio e atendimento das dermatologistas Graziela de Oliveira, Bruna Somílio, Sílvia Maria Difroge, Luciana Passoni, Ana Flávia Fattini, Daniela Amâncio, Natália Mazer e Daniella Tenorário Amâncio, e também da cirurgiã-plástica Marla Somílio.

IMG_1160
A fila que se formou desde bem cedo no Postão

O padre José Antonio, da Paróquia de São João Batista, deu a benção inicial, também com a camiseta da campanha, fazendo com que todos, na imensa fila instalada desde as primeiras horas deste sábado, orassem para o bom andamento dos trabalhos.

_DSC2871
Ao centro, Solange Murad com as dermatologias, cirurgiã Marla e médico Selim Murad

Profissionais da saúde se mobilizaram para encaminhar os pacientes para a triagem e, posteriormente, para as dermatologistas e, caso necessário, para uma intervenção cirúrgica, com a cirurgiã plástica Marla Somílio.

silviafortiA secretária da Saúde Silvia Forti ressalta a importância da parceria da Secretaria, da qual comanda, com as profissionais da área de Dermatologia e, também, com os demais setores da Saúde, e agradece “a participação de todos, já que é grande o quadro de profissionais envolvidos, e que seja mais um ano vitorioso da Campanha, a exemplo dos demais”. Quem não conseguir ser atendido hoje, Sílvia lembra que poderá ser agendada consulta e demais procedimentos no próprio ARE.

_DSC2890
Cirurgiã plástica Marla Somílio e Dermatologista Bruna Somílio, irmãs no combate ao Câncer de Pele

Primeiramente é analisado por um clínico geral que avalia se a mancha ou a verruga é suspeita de ser ou desenvolver câncer de pele. Se a mancha for suspeita, o paciente é encaminhado ao dermatologista, caso contrário o paciente é dispensado.

_DSC2902
O atendimento no balcão do Postão

“As dermatologistas avaliarão e, por exemplo, se for uma verruga suspeita de câncer terá uma médica cirurgiã para realizar a retirada, se for pequena. Caso seja uma mancha que dá para fazer um tratamento imediato com nitrospray, também será realizado. Agora, se for uma mancha um pouco maior e necessite ser retirada, é feito o encaminhamento para a Rede Pública de Saúde”, explica a diretora Anna Menézio.

_DSC2893
Dermatologista Solange Benatti Murad faz atendimento e coordena a Campanha

“Depois do encaminhamento, o paciente retorna ao ARE e realiza um agendamento para fazer a retirada desta mancha ou verruga. O resultado vai para análise e é entregue ao paciente, que retorna ao dermatologista da Rede Pública novamente”, explica a diretora.

_DSC2876
Paciente se consulta com dermatologista

A Secretaria de Saúde disponibilizará para a Campanha funcionários que auxiliarão no atendimento e também a estrutura física e materiais clínicos, como equipamentos para sutura, gases e fios.

_DSC2899
Médico Selim Murad faz a triagem

Os pacientes, para serem atendidos devem comparecer no ARE, na Rua Dr. Américo Sampaio, 55, centro, munidos do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ou caso seja paciente do Posto, deve trazer o cartão de inscrição.

GALERIA DE FOTOS