Da Redação — A campanha nacional de vacinação contra a influenza termina nesta sexta-feira (20), em todo o país. Mas, no Estado de São Paulo há uma proposta para ‘esticar’ a campanha, segundo revelou ao Diário, nesta tarde, a secretária de Saúde de Olímpia, Sílvia Forti Storti. Mesmo com o fim da campanha nacional, Olímpia, que zerou o seu estoque, deverá receber novo lote da Divisão Regional de Saúde, de Barretos, semana que vem, e quem não tomou a vacina terá nova chance, segundo acrescentou.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. Até ontem, quinta-feira (19), 40 milhões de pessoas, ou 78,2% do público-alvo já haviam sido vacinadas. A pasta informou que a campanha não será prorrogada, mas que fica a critério dos Estados que não cumpriram a meta seguir vacinando. É o caso de São Paulo.

silvia-forti-storti-saude-olimpia.jpg
Secretária da Saúde Sílvia Forti

“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, em nota.

Sílvia Forti concorda: “Embora não há nenhum dado oficial, tudo indica que a proposta de prorrogar no Estado de São Paulo poderá ser aceita. Mesmo assim, Olímpia receberá novo lote de vacina H1N1 semana que vem de Barretos”.

FEBRE AMARELA

O olimpiense que desejar tomar vacina contra a febre amarela, que vem tendo casos na região, poderá fazê-lo em qualquer Unidade Básica de Saúde, ou mesmo no Postão, disse Sílvia.

“Há estoque de vacina contra febre amarela, normalmente, de rotina”, conclui a secretária de Saúde.