Foi realizada, recentemente, palestra com o tema: “Energia Solar como investimento”, no auditório do Tuti Resort, com foco na energia fotovoltaica, através da empresa Brasil Energia Renovável, dos sócios Jodemir B. Garcia (Olímpia), Hugo Aguirre (Rio Preto) e Antonio Sandrini (Monte Azul Paulista).

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida e poderá ser abatida em até 95% na sua conta de luz mensal, explicaram os engenheiros, que contam, inclusive, com uma parceria com a empresa BlueSol, de Ribeirão Preto, conhecida como umas das principais empresas no segmento de fornecimento de sistemas e equipamentos para energia fotovoltaica.

IMG_0779

O objetivo da palestra foi apresentar aos participantes, cujo perfil era de potenciais adeptos da energia renovável: o sol, um forte crescimento atual e previsões otimistas que tornam o setor solar um mercado de investimentos com muito potencial e grande retornos financeiros no Brasil.

IMG_0777

O evento teve apoio do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luis Salata; do secretário de Governo Guto Zanette; da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Olimpia, representada pela atual presidente Gilberto José Bianchi e o diretor Fernando Covello; da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO), através do presidente Flávio Vedovato e, finalmente, Tuti Resort, representada pelos gestores e advogados Caia e Iscilla Piton – todos presentes à palestra.

IMG_0775

Também compareceu o prefeito de Severínia Celso da Usina, além de empresários, hoteleiros, engenheiros civis e elétricos, e proprietários de residências que estudam a colocação dessa nova tecnologia para gerar sua própria energia elétrica e contribuir para o Meio Ambiente.

A EMPRESA E A ENERGIA SOLAR

Como já divulgado com exclusividade pelo Diário de Olímpia (reveja aqui), com a aprovação da isenção tributária para incentivar o uso da energia solar no Estado de São Paulo, as crescentes oscilações na conta de energia elétrica e a crise hídrica e energética do país, criaram essa segunda empresa para a instalação de sistemas de geração distribuída com o objetivo de reduzir a conta mensal de em até 95% com a geração de eletricidade de uma fonte limpa, o Sol.

Em 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regularizou a micro e mini geração distribuída no Brasil através da resolução normativa 482, instituiu-se assim a figura do consumidor-gerador, permitindo que usinas de energia sejam instaladas nas residências, comércios e indústrias.

Como funciona o sistema

Primeiro, o sistema gera energia limpa e renovável possibilitando valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz. O painel solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica).

Os painéis solares, instalados sobre o telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no Inversor Solar.

Daí, esse inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em casa ou empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico que se utilize de corrente alternada (AC).

A energia que sai do inversor solar vai para o ‘quadro de luz’ e é distribuída para a casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A energia solar pode ser usada para TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bidirecional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira ‘créditos de energias’ para serem utilizado de noite ou nós próximos meses.

Em outras palavras: o consumidor produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz.

Para fazer uma simulação na sua unidade consumidora, entre em contato:

Brasil Energia Renovável

Jodemir B. Garcia – (17) 997131826

jobagarcia@gmail.com

www.brasilenergiarenovavel.com.br