Um dos grandes nomes da música brasileira, Gilberto Gil, completou 75 anos em junho deste ano e agora ganha uma homenagem em Rio Preto. Quem for ao Riopreto Shopping Center, a partir desta quarta-feira, 23, vai visitar uma exposição com 20 obras de dois diferentes artistas plásticos da cidade inspiradas na figura quase mítica no universo na MPB.

vamosfugirNa mostra, Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes, admiradores da obra de Gil, criaram telas que traduzem a trajetória artística e amplitude de olhares buscados pelo músico ao longo da carreira. Cada artista apresentará 10 obras inspiradas livremente em canções diferentes de Gil. O intuito é homenagear o artista conhecido pela diversidade e pelo papel importante na história da música brasileira no mundo.

Eduardo Bittencourt usou técnica mista, que engloba vários métodos, para criar as obras. No entanto, quem visitar a exposição verá muita renda nas peças. É que o artista plástico quis fazer uma ligação direta com a cultura nordestina, em que a renda está presente em roupas, lenços, toalhas e outros artigos.

Canções como Aquele Abraço e Vamos Fugir foram transformadas em obras de arte pelas mãos de Bittencourt. O artista conta que já tinha feito obras inspiradas em celebridades internacionais, mas pela primeira vez recebeu uma encomenda tão especial neste universo da música. “Retratar Gilberto Gil é mostrar a brasilidade. Ele não é um artista de um região específica, ele é de todos. Retratá-lo foi um desafio muito legal. Sua obra me deu liberdade para criar.”

Conhecido por criar obras impactantes, Bittencourt usou muitas cores para fazer as telas, em especial azul, vermelho e amarelo. Dá canção A Paz, por exemplo, ele faz uma mistura de renda com cores que resultaram na imagem do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi. Inspirada na canção Toda Menina Baiana, o artista criou uma Monalisa baiana com turbante.

pazConhecido por explorar o estilo contemporâneo em sua obras, Marcelo Lopes, mais uma vez, trabalha com acrílica sobre tela, em cores fortes e vibrantes, com harmonia e equilíbrio, para homenagear Gilberto Gil. Nos últimos 15 dias ele produziu as 10 obras. No entanto, ao invés de reclamar do pequeno prazo, ele agradece a oportunidade de homenagear o ídolo.

Projeto

A mostra de Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes em homenagem a Gil marca o lançamento do projeto Desenhando com os gênios da MPB, que é uma série de exposições que irão cultuar a obra de gênios da MPB, por meio das obras de artistas plásticos, desenhistas e cartunistas convidados. A lista inclui Caetano Veloso, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Rita Lee, Tom Jobim, Martinho da Vila, Elis Regina, Raul Seixas, Tim Maia, Chico Buarque e Cazuza.

Soraya Pericoco, idealizadora do projeto, que segue até julho do ano que vem, afirma que diferentes estilos de arte poderão ser vistos nas próximas exposições. “Com Rita Lee e Cazuza, por exemplo, quero convidar artistas para fazer algo mais ousado, como caricaturas. A expressão artística será escolhida de acordo com o conteúdo musical do artista homenageado.”

Para marcar o lançamento , o músico Nei Cândido irá fazer um show intimista nesta quarta-feira, 23, às 20h, no Riopreto Shopping. O artista irá executar músicas de Gilberto Gil. Em janeiro e fevereiro, o projeto será ampliado. A expectativa da organização é promover oficinas que explorem diferentes linguagens artísticas.

Serviço

Desenhando com os gênios da MPB, com Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes.

De 23 a 31 de agosto, no Riopreto Shopping.

Gratuito.