A Sabesp chega aos 50 anos com foco em inovação e sustentabilidade. Para comemorar meio século de atuação, hoje em 386 municípios, está entregando 460 bebedouros multiuso (pessoas com deficiência – PCD, animais de estimação e público em geral), sendo os dois primeiros do Estado em Olímpia, um já instalado no Santuário Nossa Senhora Aparecida e outro inaugurado hoje no Bosque Urbano de Educação Ambiental Walter Zucca, no Jardim Glória.
A escolha por Olímpia, segundo revelou ao Diário o Diretor de Operação e Manutenção, Roberval Tavares de Souza, deve-se ao fato de ser o mais recente município a integrar a ‘família Sabesp’, desde meados de dezembro passado. E um dos poucos a receber mais de um ‘mimo’ da Companhia. O Diário fez o registro:
Todos os municípios onde a Sabesp está presente deverão receber ao menos um bebedouro em área pública. Ao todo, serão instalados 460 bebedouros feitos em concreto armado e com sistema antivandalismo.
A definição dos locais e a instalação ficam a cargo da unidade da Sabesp de cada município em comum acordo com as Prefeituras. Participaram da entrega o diretor de Operação e Manutenção da Sabesp, Roberval Tavares de Souza; o superintendente, Antonio Rodrigues; o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Túlio Antônio Pinheiro, convidados e o Diário.
O Bosque Municipal de Educação Ambiental “Walter Zucca”. Localizado ao lado do Clube de Campo, o espaço foi inaugurado em 2021, destinado ao lazer, recreação e prática esportiva. Equipado com academia ao ar livre, playground, pista de ciclismo e calçada para cooper, oferece uma variedade de opções para pessoas de todas as idades desfrutarem.
O Bosque Municipal recebe o nome de Walter Zucca, em homenagem a um dos grandes nomes da história cerealista e do empreendedorismo não só de Olímpia, mas de todo o Estado de São Paulo. Falecido em 2012 aos 88 anos, Zucca foi reconhecido como o melhor classificador de arroz do Brasil, recebendo o prêmio na Bolsa de Cereais de São Paulo em 1960.
Além de seus feitos no mundo dos negócios, Zucca desempenhou papéis importantes na sociedade olimpiense, contribuindo significativamente para a fundação de escolas e clubes sociais.
ENCONTRO DE SUPERINTENDENTES
Pela manhã, no Celebration Resort, superintendentes e demais diretores da Companhia de todo o Estado realizaram uma reunião de trabalho, e a escolha de Olímpia, para esse primeiro balanço do ano, recaiu exatamente por ser a mais nova cidade atendida.
O Diário registrou a fala do prefeito Fernando Cunha, ao abrir o Encontro, homenageando o superintendente da regional Lins, a qual Olímpia pertence, Antonio Grela Rodrigues, o ‘Dalua’, que se aposenta em março próximo. Confira o vídeo do Diário:
São realizadas reuniões mensais de alinhamento com mais de 30 executivos da diretoria que atende todo o sistema de operação do interior, litoral, capital e região metropolitana.
HOMENAGEM AO SUPERINTENDENTE DALUA
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, prestou uma homenagem a Antonio Grela Rodrigues, conhecido como Dalua, superintendente da regional Lins, que se aposentará em março. Cunha destacou a dedicação de Dalua à região e seu papel crucial no processo de concessão da Sabesp em Olímpia. Como parte da homenagem, o prefeito presenteou Dalua com um livro que documenta a história de Olímpia, enfatizando as transformações sociais e econômicas vivenciadas pela cidade ao longo de sua existência.
Em sua fala, Cunha aproveitou para refletir sobre a concessão da Sabesp, apontando para um ‘avanço significativo no abastecimento de água e na gestão de recursos hídricos na cidade’. O prefeito explicou que a parceria com a Sabesp, iniciada em dezembro, ‘já resultou em melhorias tangíveis, como o aumento da capacidade de produção e armazenamento de água, além de introduzir avanços tecnológicos essenciais para a sustentabilidade do sistema’.
O prefeito também abordou o contexto mais amplo das concessões de serviços públicos no Brasil, destacando o papel do marco regulatório em promover a eficiência e a qualidade na prestação de serviços. Ele mencionou ‘os desafios enfrentados pelos pequenos municípios na sustentação financeira desses serviços e sugeriu que modelos de gestão compartilhada, como uma autarquia regional proposta para a cidade vizinha de São José do Rio Preto, poderiam oferecer soluções viáveis para essas questões, mas o prefeito não arcaria com eventuais déficits’.
Fernando Cunha enfatizou ‘a importância de uma gestão transparente e profissionalizada, características que atribui à parceria com a Sabesp’, e destacou ‘a segurança e a confiabilidade’ que a empresa estatal traz para o futuro do abastecimento de água em Olímpia.
Ele concluiu sua fala agradecendo a todos os envolvidos no processo de concessão e expressou confiança na capacidade da Sabesp de ser um modelo de eficiência e sustentabilidade para o setor de saneamento no Brasil.
Criada em 1º de novembro de 1973, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, chega aos 50 anos presente em 386 municípios com um total de 28 milhões de habitantes – 62% da população do Estado.