Marcando o início do ano de instrução do Tiro de Guerra 02-025, a Estância Turística de Olímpia recebeu, nesta semana, a ilustre visita do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, que é a maior autoridade do Exército da região sudeste.

A ocasião teve início com a formatura dos atiradores, na manhã de quarta-feira, dia 21, realizada no pátio do TG de Olímpia, e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, do subtenente Cláudio César Marti, chefe da instrução, e autoridades municipais e militares.

DCIM/100MEDIA/DJI_0864.JPG

A visita teve como objetivo ampliar a integração do Tiro de Guerra e das autoridades municipais com o Exército Brasileiro; estimular o desenvolvimento de trabalhos educacionais e de cunho militar, mantendo o espírito de corpo entre os atiradores e autoridades competentes do Tiro de Guerra; orientar o TG quanto à capacitação dos atiradores e a ampliação de seu conhecimento sobre o Exército Brasileiro e suas principais missões; e aperfeiçoar a gestão do conhecimento pelo conteúdo prático envolvido no trâmite da visita.

O subtenente Cláudio César Marti agradeceu o constante apoio da Prefeitura Municipal e a presença do General Campos. “Agradeço ao prefeito Fernando Cunha por todo apoio, por sua administração e o apoio que suas secretarias tem nos dado nesse segundo ano. Ao General Campos, nosso comandante, eu agradeço em nome do Tiro de Guerra de Olímpia por sua presença em nosso TG. Hoje está sendo um dia inesquecível, não só na vida desses atiradores, mas também na minha vida. Estamos orgulhosos e muito felizes, por essa é a segunda visita ao nosso Tiro de Guerra e poucos TG tiveram esse privilégio. A grandeza não está em simplesmente em receber honra, mas sim em merecê-las e o senhor, General Campos, pode ter certeza que sempre será merecedor de todas as honras, todo respeito e consideração do TG 02-025”, afirmou.

O prefeito Fernando Cunha, diretor do TG de Olímpia, falou da importância do Tiro de Guerra para o município. “É uma grande honra poder estar à frente da cidade e vivenciar essa oportunidade com a presença do General Campos. Nós vivemos ciclos econômicos fortes e passageiros e, por todos esses anos, qualquer ângulo que a gente olhar para analisar a história da cidade, nós podemos verificar que o Exército esteve presente e muito bem representado aqui em Olímpia. Nós sempre tivemos instrutores de grande qualidade, formando os nossos jovens, dando conceitos e consolidando a formação cívica e moral. Por isso, reconhecemos a grande contribuição do TG, inclusive, em obras assistenciais e movimentos que temos na cidade. Essa missão é uma missão que passou pela história e vai continuar, porque o senhor, General Campos, é um grande comandante e, com certeza, o Exército Brasileiro sempre terá em seu comando gente como o senhor para valorizar e formar os nossos jovens”.

O General Campos falou da emoção de estar presente na formatura do TG de Olímpia. “Estou completando 48 anos de serviço, vestindo a farda que vocês estão vestindo agora. É muito bom estar em Olímpia, nessa aprazível, próspera, elegante e simpática Olímpia. Vocês não imaginam como é vibrante estar em uma formatura no interior do meu estado, com jovens recrutas, que estão com pouquíssimas horas de instrução e já se postam como soldados antigos, que estão vibrando com a formatura, nos cumprimentam pelo nível de instrução que já atingiram”, iniciou o General em seu discurso.

O comandante ainda relatou sobre a forte concorrência para o serviço militar no Brasil. “Parabéns por terem chegado ao Exército, juntamente com os outros 70 mil jovens que estão incorporados esse ano. Quase 1,5 milhão de jovens concorrem ao serviço militar e 70 mil privilegiados tem esse acesso porque foram e estão entre os melhores. O Estado de São Paulo tem 645 municípios, mas somente 75 têm o privilégio de contar com essa escola de civismo e cidadania. Estejam seguros que o nosso Exército é a instituição nacional de maior grau de confiança e de credibilidade no Brasil, não pelo armamento que tem, e sim pela história que escreveu e que vem escrevendo, mas acima de tudo pelas pessoas que o compõem, e nessas pessoas estão vocês, atiradores que incorporaram nesse ano de 2018”, finalizou o General Campos.

Após os discursos oficiais, os atiradores, acompanhados das autoridades, assistiram a uma apresentação dos serviços prestados pelo Tiro de Guerra de Olímpia. Em seguida, o historiador Ivair Ribeiro falou sobre a história de Olímpia e, na sequencia, foi realizado um bate-papo entre os atiradores e as autoridades militares.

Durante a estadia em Olímpia, uma questão chamou a atenção do General do Exército em razão dos relatos de que muitos empresários da cidade demitem ou não contratam atiradores do Tiro de Guerra no município. “Isso é inadmissível. A disciplina, a responsabilidade e o tratamento igual para todos que aprendem durante a permanência no TG servem para a vida que vão levar como operário, professor, político ou empresário. Certamente muitos vão sair melhores do que entraram. Em pouco tempo servindo ao exército, eles aprendem lições de cidadania, civismo e patriotismo, o que contribui e muito para a formação e o trabalho a ser desenvolvido, tornando-os diferenciados e preparados, sim, para o mercado de trabalho”, afirmou o General.

Durante sua estadia, o General também foi homenageado com o título de Visitante Ilustre do município, por meio do Decreto Nº 7.071, de 20 de março de 2018.

Para encerrar a visita, o General Campos, acompanhado do prefeito Fernando Cunha e autoridades militares, visitou alguns pontos turísticos do município como Igreja Matriz de São João Batista e o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”.