O maior programa de imunização segue avançando na Estância Turística de Olímpia. Iniciada há cerca de dois meses, a campanha atingiu, nesta quinta-feira (25), a marca de 6.573 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19. O quantitativo representa que mais de 10% da população olimpiense já foi imunizada.

O montante de doses aplicadas é ainda maior quando somadas as segundas doses (1.901), totalizando 8.474 vacinas, de acordo com a última atualização do Vacinômetro.

Até o momento, o município já recebeu 9.112 doses, sendo 7.822 da Coronavac (Butantan) e 1.290 da AstraZeneca (Oxford/FioCruz). As remessas foram inicialmente destinadas a profissionais de saúde da linha de frente, profissionais de equipamentos de saúde da rede pública e privada, trabalhadores em atividades de grande exposição e, agora, segue focada, agora, na imunização dos idosos.

A campanha no município segue o Plano Nacional de Vacinação, sendo que a ordem prioritária é estabelecida pela secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Atualmente, a cidade está realizando a aplicação da primeira dose aos idosos entre 69 e 71 anos e ainda da segunda dose aos idosos acima de 77 anos.

CONSÓRCIO DE VACINAS

Além da constante gestão junto ao Governo do Estado para o envio de doses, o prefeito Fernando Cunha aderiu, recentemente, ao Consórcio Público para a compra de vacinas, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tendo em vista a necessidade de agilizar a vacinação em Olímpia.

Nesta semana, a entidade deu sequência à formalização para que seja possível o quanto antes iniciar as tratativas para a aquisição direta de doses. A participação no consórcio abre caminho para a possibilidade de comprar não só doses de vacinas, como também equipamentos, remédios e suprimentos para enfrentar a pandemia, de forma mais ágil e com custo reduzido.

“Não estamos medindo esforços para garantir a vacinação dos olimpienses. Ultrapassamos o índice de 10% da população imunizada, isso representa que ao menos 1 em cada 10 moradores já recebeu a primeira dose da vacina. Temos pressa e queremos ampliar essa proteção cada vez mais, mas estou grato por este marco porque cada vacina acende uma nova esperança de vida. Agradeço imensamente o trabalho da equipe de saúde e todos os envolvidos que estão organizados e prontos para aprimorar nossas estratégias a cada necessidade que surge para vencer esta guerra”, destacou o prefeito Fernando Cunha.