A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira (18) o primeiro caso de varíola dos macacos na região de Rio Preto, da qual Olímpia agora faz parte. O paciente tem 33 anos e é morador de Bady Bassitt, 59 quilômetros daqui. Por Diarioweb

A Secretaria municipal de Saúde de Bady Bassitt informou que o homem viajou recentemente para a Argentina e também São Paulo, capital.

“Após retornar de viagem procurou atendimento no posto de saúde de Bady Bassitt no dia 12 de julho indicando sinais e sintomas da doença, sendo encaminhado ao Hospital de Base de Rio Preto e submetido a exames”, informou a prefeitura em nota.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Bady Bassitt, o paciente segue em tratamento domiciliar e é monitorado diariamente pela equipe de Saúde do município.

O estado de São Paulo já contabiliza 304 casos confirmados da Monkeypox – 260 deles somente na capital.

“Todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado”, consta em nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

O principal sintoma da varíola dos macacos é o aparecimento de bolhas no corpo, podendo surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito e órgãos genitais.

Também causa febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.

A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão por meio de contato íntimo e sexual.

Para evitar a contaminação, as dicas são evitar contato com pessoas contaminadas, higienizar bem as mãos, não compartilhar roupas de cama, talheres e objetos pessoais e usar máscara, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.