O Diário foi conhecer o Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis”, na Estrada Municipal “Vitório Celso Cizotto”, em Olímpia. Ele foi planejado para acolher animais abandonados, visando ampliar e melhorar o atendimento à causa animal no município. Atualmente, há cerca de uma centena de animais para doação, basta agenda visita prévia (não há atendimento presencial) pelo telefone (17) 3279-2250, ramal 3.

Foram ouvidos o secretário de Zeladoria e Meio Ambiente, Rafael Silveira; o veterinário Vitor Lopes Louzada e a diretora de Meio Ambiente Vanessa Oliveira. Ambos destacaram que o conceito de posse responsável pode ser definido como “a aquisição consciente de um animal de estimação, visando atender a todas as necessidades do animal, garantindo-lhe bem-estar satisfatório”.

A relação do ser humano com os cães e gatos evoluiu significativamente com o passar dos anos. Isso trouxe uma mudança comportamental grandiosa na sociedade, que passou a cultivar ideologias e hábitos tais como de ter menos filhos e de conferir ao animal o papel de membro da família, fazendo com que este viva no interior da casa, durma na cama dos donos e compartilhe o orçamento familiar, sendo cuidado e assistido com atenção.

Com essa linha de pensamento, e de gestão governamental, surgiu em 13 de novembro de 2019 o Centro de Acolhimento Animal São Francisco de Assis (o padroeiro dos animais), após as obras ficarem seis anos interrompidas. O prefeito Fernando Cunha tratou de buscar recursos e modernizar o projeto que, atualmente, possui 36 baias com capacidade para abrigar até 100 animais (claro que sempre há um acréscimo), oferecendo uma estrutura mais adequada, com limpeza constante, cuidados e carinho. Prontos para a posse (doação) responsável.

Ao contrário do que muitos imaginam, erroneamente, e até difundem fake news pelas redes sociais, os animais estão bem protegidos, limpos, alimentados e recebem todos os cuidados médicos, inclusive, enquanto permanecem no local. No vídeo, pode ser constatado de que as baias têm áreas abertas e cobertas, com disponibilidade de sombra e ambiente para proteger os animais da chuva e do vento, funcionários lavam o tempo todo, trocam a água, colocam até uma ‘cama’ na área coberta e bem ventilada.

O Centro conta ainda com um ambulatório com salas para higienização, atendimento, curativos e anamnese, além de sala cirúrgica para pequenos procedimentos e de repouso para animais debilitados ou em tratamento.

Tem até uma área de Recreação e Lazer. Venha fazer conosco esse passeio virtual.