A 52ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia – Fefol – será palco do II Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia. A reunião técnica será realizada, na próxima sexta-feira, 12, a partir das 9h, no Espaço Vila Brasil do Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant ́anna”.

simposio-FefolO encontro é uma realização da Coordenadoria dos Festivais do Folclore de Olímpia em parceria com a Fundação Koellreutter, com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, Olímpia Convention & Visitors Bureau e Uniesp/Faer.

Esta será a segunda edição do simpósio que dará continuidade ao tema central “Folclore na modernidade”, também discutido em 2015, e reunirá pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestres da cultura popular.

Segundo o coordenador do simpósio, professor-doutor Estêvão Amaro dos Reis, da UNICAMP, o objetivo é debater o folclore no mundo contemporâneo, integrando os diversos atores sociais envolvidos com a temática: pesquisadores, professores, agentes culturais e, principalmente, os grupos folclóricos. “Este ano, teremos uma única mesa, que abordará questões diversas englobadas ao tema central, que é o folclore na modernidade”, comenta.

Além do coordenador, outros palestrantes convidados são: doutores Érica Giesbrecht (Unicamp/USP) e Antonio Moraes (UFES), e mestra Sueli Alves de Souza Lara (UEL).

O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, professores e estudantes das áreas de música, educação e turismo, integrantes dos grupos folclóricos e demais profissionais interessados.

O encerramento do debate será marcado por uma apresentação do educador e músico  olimpiense Wadão Marques, que fará um pocket show aos presentes.

Mais Informações: [email protected]