A Tereos conduziu nesta segunda-feira (27) um simulado de incêndio em uma área de vegetação nativa próxima à unidade Cruz Alta, em Olímpia. A ação integra a campanha anual da empresa de conscientização, prevenção e combate a incêndios, destacando-se pela colaboração com a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e usinas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

Rafaela Shiota, gestora de meio ambiente da Tereos, destacou “a importância do exercício para testar a eficácia dos protocolos de comunicação e resposta a emergências”. Segundo ela, “iniciativas como esta são essenciais para minimizar danos ambientais e econômicos, além de preservar a saúde da comunidade e os cultivos de cana-de-açúcar”.

A campanha incluirá nos próximos meses palestras educativas em escolas locais e outras atividades para informar sobre os riscos de incêndios, muitos dos quais ocorrem acidentalmente ou por ações criminosas. Em sua última edição, a campanha alcançou mais de 8 mil pessoas.

Além disso, a empresa investe continuamente em tecnologias de prevenção como o monitoramento de canaviais via satélite e inspeções de aceiros, medidas que visam reduzir a incidência de incêndios. O sistema de monitoramento foi aprimorado para incluir informações detalhadas sobre a propagação do fogo e riscos hídricos.

O plano de prevenção e combate a incêndios da Tereos baseia-se em comunicação, capacitação, inspeções preventivas, monitoramento e colheita antecipada. Com essas estratégias, a empresa tem alcançado resultados significativos na contenção rápida de incêndios.

A Tereos é pioneira no monitoramento via satélite de canaviais no Brasil. O sistema abrange todas as áreas da empresa, incluindo as de fornecedores e parceiros, e é apoiado por 13 satélites meteorológicos, que fornecem alertas automáticos sobre focos de incêndio.

Os recursos para combate a incêndios incluem veículos de acesso rápido e caminhões-pipa, complementados por cerca de 180 brigadistas. Os caminhões são equipados com rastreadores para otimizar o atendimento dos chamados.

O trabalho de monitoramento e combate é realizado de forma integrada entre todas as unidades da Tereos, com a cooperação de outras usinas da região e órgãos públicos.