Quatro unidades da Tereos, empresa atuante na produção de açúcar, etanol e bioenergia, foram agraciadas com o Selo Energia Verde. O reconhecimento foi concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e com apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

O Selo Energia Verde é parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade da UNICA, criado em 2015. Este programa é pioneiro mundialmente, focado na certificação de energia elétrica produzida exclusivamente a partir da biomassa de cana-de-açúcar, incluindo bagaço, palha e biogás.

Em 2023, 47 usinas no Brasil conseguiram obter o selo. Estima-se que as unidades certificadas produzam cerca de 9 mil GWh, o que representa aproximadamente 30% da capacidade de geração da Usina Belo Monte para o mesmo ano.

Essa produção é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de unidades residenciais e evitar a emissão de cerca de 1,8 milhão de toneladas de CO2. Isso equivale ao impacto ambiental de plantar 13 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

As unidades Andrade, Cruz Alta, Tanabi e Vertente da Tereos também foram reconhecidas por suas iniciativas ambientais durante a safra de 2023/2024.

O certificado é concedido anualmente às usinas associadas à UNICA que atendem a critérios rigorosos de geração renovável e eficiência energética.