A Prefeitura de Guaraci realizou uma reunião de planejamento estratégico para divulgar os investimentos realizados em 2023, evidenciando um desempenho superior ao mínimo exigido por lei nas áreas de Educação e Saúde.

Segundo informações da Prefeitura, no setor educacional, a legislação determina um investimento mínimo de 25% das receitas, enquanto Guaraci alocou 37,74% de seus recursos nessa área.

Esses investimentos foram direcionados para reformas de infraestrutura, aquisição de novos equipamentos para escolas, melhorias na rede elétrica para instalação de ar-condicionado, compra de aparelhos de ar para as salas de aula e manutenção dos salários dos profissionais da educação, inclusive com um reajuste no piso do magistério.

Na Saúde, a aplicação mínima exigida é de 15% dos recursos, “porém o município destinou 26,32% para este setor, buscando ampliar a qualidade de vida da população”, informa a nota da assessoria.

O prefeito Renato Azeda destacou “o investimento de aproximadamente 5 milhões de reais em obras e 3 milhões em equipamentos, financiados com recursos próprios”. Ele também expressou “preocupação com o orçamento para 2024, devido à redução dos repasses em 2023, que foi compensada por um planejamento estratégico rigoroso iniciado em 2021”.

A reunião contou com a presença do prefeito Renato Azeda, o Diretor Geral Executivo Carlos Henrique Ramalho; Carmem Aparecida Sanches Travaini, Diretora Municipal de Tributos e Gestão Pública; Odilon José Bota Nogueira Neto, Contador, e Tais Pivello, Auxiliar Administrativo. O consultor David Manguesi foi responsável por apresentar os dados que resultaram na eficiência da gestão municipal.