DO DIÁRIO — Os estudantes Igor Batista do Espírito Santo e Caio de Jesus Rodrigues Silva, ambos da Escola Estadual Comendador Francisco Bernardes Ferreira, no distrito de Ribeiro dos Santos, em Olímpia, foram selecionados para integrarem o programa de intercâmbio Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Com nota 9,09, Igor ficou em 87º lugar entre os 393 classificados nesta primeira etapa de 2026.
Essa é a terceira vez que Olímpia tem estudantes aprovados no programa. Antes dele, Olímpia enviou a estudante Ana Laura de Carvalho, da Escola Estadual Maria Ubaldina de Barros Furquim. E, Ariany Martins Guerra, da Escola Estadual Dona Anita Costa.
Programa de intercâmbio
O Prontos pro Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado que envia, todos os anos, mil estudantes da rede estadual para três meses de estudos em escolas de países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
Para concorrer às vagas, os alunos precisam estar matriculados na 1ª série do Ensino Médio, ter participado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) no 9º ano, alcançar ao menos 90% de frequência no ano anterior e possuir certificado nível 3 ou superior no curso de inglês online oferecido pela Seduc-SP.
Neste ano, a seleção também foi aberta a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e ingressaram na rede estadual. Após a prova de classificação, os candidatos passaram ainda pela análise das notas do primeiro semestre.
Custos e benefícios
O programa é totalmente custeado pela Secretaria da Educação, que cobre documentação, hospedagem, passagens, aulas e traslados. Além disso, cada estudante recebe bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia.
Até o momento, mais de 700 alunos já viajaram pelo Prontos pro Mundo, com destinos como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Novos embarques estão previstos até outubro deste ano.










































