A Santa Casa de Misericórdia de Olímpia acaba de receber oito maquinas que irão compor o futuro Centro de Hemodiálise da instituição. São sete máquinas que, no tratamento renal, filtram o sangue, e uma para tratar a água por osmose reversa.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (10) , pelo provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli. Ele destaca que a aquisição, em torno de um milhão de reais, é uma parceria com o município, o Thermas dos Laranjais, através do departamento Thermas Social e o advogado Alfredo Zucca Neto, que participaram da aquisição financeiramente.

O provedor destaca que esses equipamentos, que foram importados do Japão, contam também uma moderna estação de tratamento de água por osmose reversa, “que é o coração de todo o tratamento de diálise executado por essas máquinas”.

Luiz Alberto ressalta que, enquanto a Santa Casa não for credenciada pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, a Prefeitura de Olímpia bancará em cerca de R$ 100 mil mensais o tratamento de até 50 pacientes semanais.

“Agradeço ao prefeito Fernando Cunha e ao diretor técnico da Santa Casa Fábio Martinez por mais esta importante colaboração ao nosso hospital”, disse o provedor.

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia será instalada na antiga enfermaria masculina do SUS no andar térreo.

Diálise –  A diálise não trata a doença renal, mas substitui a função dos rins ao filtrar o sangue para retirar líquidos e toxinas como a uréia e a creatinina. Na hemodiálise essa filtragem é feita através de uma máquina na qual o sangue passa por um filtro e retorna ao paciente com uma quantidade menor de impurezas. E na diálise peritoneal, outro tipo de equipamento faz uma infusão e drena uma solução específica diretamente no abdome do paciente. Esse procedimento é realizado sem contato direto com o sangue. Uma sessão de diálise tem duração média de 4 horas, três vezes por semana.

1 COMENTÁRIO