A Diretora Técnica Márcia Aparecida Muzeti, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social-DRADS, em Barretos, esteve em Olímpia realizando visita técnica ao Centro Dia do Idoso-CDI, inaugurado no dia 12 de janeiro deste ano, no Jardim Universitário. Após colher todas as informações técnicas necessárias, elogiou o trabalho executado e classificou o CDI olimpiense como “uma referência” para os demais municípios.

No Estado, são no total 48 CDI’s, e na região próxima, somente os municípios de Barretos e Bebedouro possuem uma unidade. Márcia Muzeti estava acompanhada de Elaine Moura, Técnica do Programa “Amigo do Idoso”, do Estado de São Paulo. Ambas permaneceram o dia todo no Centro Dia, conhecendo as dependências e a forma de trabalho implantada na atenção ao idoso, já que trata-se de um projeto novo, inaugurado há seis meses. Também elaboraram um formulário sobre as informações técnicas recebidas.

DSC_0174

Para elas, o importante foi apurar como o CDI trabalha, qual a frequência de idosos, horário de atendimento, atividades desenvolvidas, quantos funcionários possui, enfim, tudo o que se relaciona ao programa. De posse destas informações e após colher outras informações no âmbito administrativo, a Diretora do DRADS disse ter gostado muito do trabalho desenvolvido ali, que considerou “muito organizado”, além de considerar o prédio bastante adequado e confortável, num espaço muito bem aproveitado, e aprovar a documentação atinente ao social e ao atendimento em enfermagem, classificou o CDI olimpiense como “uma referência para os demais municípios”.

Os idosos presentes fizeram apresentações de canto e danças para as visitantes, que almoçaram com eles no refeitório.

Durante a visita, estiveram com as técnicas a primeira-dama e Secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani, a Diretora da Divisão de Proteção Social Básica, Joice Carla Martinussi Simões; a diretora da Divisão de Direitos Humanos, Talita Fabiano de Carvalho; a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aparecida Zamperlini Zuliani e a Coordenadora do CDI, Regina Ribeiro Paschoal.

O Centro Dia do Idoso “Julia Aparecida de Souza” (Decreto nº 6.160, de 14 de outubro de 2015), tem capacidade para até 50 semidependentes, porém iniciou atividades atendendo 12 idosos.  O Centro foi implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Prefeitura da Estância Turística. O Governo de São Paulo investiu R$ 500 mil na construção, com contrapartida no valor de R$ 153.466 do município.

O Centro Dia do Idoso oferece um serviço diferenciado que inclui alimentação, atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com TV/DVD e enfermaria. Este equipamento social destina-se a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes que, sozinhos, podem não obter esses cuidados durante o dia, enquanto suas famílias trabalham. Ao final da tarde, o idoso volta para sua casa, mantendo assim seus vínculos familiares.