A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente da Estância Turística de Olímpia tem realizado uma força-tarefa para manter a cidade limpa e reduzir o descarte irregular de lixo. Desde o início do ano, 40 pontos críticos foram identificados, mas, com fiscalização e trabalho contínuo das equipes de limpeza, esse número caiu para 13.
Até o momento, quase uma tonelada de lixo foi retirada de áreas próximas às entradas e saídas da cidade. Além disso, em operações recentes, 21 caminhões de entulho foram removidos, contendo pneus, madeiras, galhos, lixo doméstico e até animais mortos.
O descarte irregular preocupa, pois, além de comprometer a limpeza urbana, representa um risco à saúde pública, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue.
De acordo com o Código de Postura do município, o descarte irregular de lixo é proibido. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa. O serviço de coleta de lixo doméstico é realizado pela Ecosystem Serviços Urbanos Ltda, e os moradores também podem utilizar o Ecoponto, gratuitamente, localizado na Rua Elzon Furlan, nº 151 – Distrito Industrial, que recebe diversos tipos de resíduos e funciona diariamente, das 6h às 18h.
Para ampliar a capacidade de descarte adequado, a Prefeitura estuda a implantação de um novo Ecoponto na cidade.