Da Redação — O Tiro de Guerra 02-025 realizou na noite deste sábado (25), a sua última cerimônia cívico-militar.

_dsc3914

Desta vez, a formatura da atual turma de atiradores, distinções para diversas personalidades civis e militares, inclusive medalhas e diplomas aos atiradores que foram destaques em diversas modalidades, e a emoção do próprio chefe de instrução, subtenente Edvaldo Coragem, ao despedir-se da tropa e da ‘missão cumprida’ em Olímpia nesse biênio.

_DSC3941

Devido a um imprevisto de saúde familiar, de última hora, não houve a transmissão de cargo para o futuro chefe de instrução, subtenente Cláudio César Martim, que vem de Jardim (MS), para Olímpia cumprindo o biênio 2017/18. No meio da viagem para cá, o filho do militar teve de ser submetido à uma intervenção cirúrgica de apêndice. Felizmente, está fora de perigo.

_DSC4217

Esteve presente o prefeito eleito Fernando Cunha (PR), que, ao lado do vereador também eleito José Elias Morais (Zé das Pedras), subtenente da reserva Luiz Augusto, e da advogada Iscilla Aidar Piton, auxiliou o subtenente Coragem na outorga da divisa de cabo para alguns atiradores e distinções para as personalidades convidadas.

_DSC3952

O TG conta atualmente com 43 jovens com idades que variam entre 18 e 20 anos. A instrução teve início no dia 1º de março deste ano.

_DSC3955

Após o rito inicial, foram entregues diplomas e medalhas de melhor atirador combatente (Atirador Alves), melhor aptidão física (Atirador Alves, novamente) e de atirador destaque (Monitor Ringhi).

_DSC3974

Na solenidade, foram promovidos a cabo de 2ª classe do TG local: Andrade, Diniz, Evangelista, Narcizo, Nardello, Paz, Ringhi e Thiago.

_DSC3981

Agora, o cabo Ringhi recebeu, também, a Medalha Mérito do TG, por indicação do chefe de instrução, subtenente Coragem, por ter se destacado no corrente ano. Ambos prestaram continência à Bandeira.

_DSC4026

Na sequência, os atiradores prestaram juramento perante o Pavilhão Nacional e, sem seguida, marchando, fizeram continência individual à Bandeira. Ao final, a Bandeira retirou-se do pátio de formatura.

_DSC4030

Em mais uma etapa da solenidade, desta vez a Bandeira Nacional retorna com a sua guarda, posicionando-se ao lado da tropa.

_DSC4068

Houve, então, a entrega de medalhas aos atiradores que foram destaques na Operação Bandeirantes (2º Exercício de Terreno, com resistência física, determinação, cooperação, iniciativa e coragem): Araújo, Augusto, Fernandes, Henrique, Nunes, Ringhi e Teixeira.

_DSC4091

Também foram concedidas medalhas Bandeirantes aos atiradores do 5º Grupo de Combate – GC de Comunicações, da turma 2014, já que não haviam recebido naquele momento: cabos Victorasso, Sardello e Lucas, e soldados Sylles, Camargo, Brito, Da Silva, Alves Júnior, Antonio e Dos Santos.

_DSC4128

Receberam, ainda, o Diploma de Amigo do Tiro de Guerra: Alpídio Rossi, Rodrigo Giaconello (Coquinho), Marco Antonio Caliente, José Luiz Nardello e Lúcia Cristina Ferreira da Silva dos Santos.

_DSC4151

Também foram agraciados com Medalhas de Honra ao Mérito: Aparecido Silva Neves, José Carlos Ferreira Cima, Rivaldo Mussolin, Clarismundo Sant’anna e Francisco Batista Ferreira.

_DSC4165

O 1º sargento Tarcísio Cândido de Aguiar recebeu a Medalha Mérito do Tiro de Guerra. Ele é integrante do Hospital Militar de São Paulo e tem contribuído com o TG local.

_DSC4174

E, a emoção da solenidade: de surpresa, o cerimonialista cabo R2 Charles Amaral Ferreira virou homenageado, e de uma alta honraria militar: o subtenente Coragem tomou-lhe o microfone e retirou um roteiro de seu bolso: Charles receberia a Medalha do Mérito Duque de Caxias, que destina-se a premiar civis e militares que, “por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações par com a Pátria, contribuindo para fortalecer a cidadania”.

_DSC4184

A entrega da Medalha foi através do empresário e colaborador emérito do Exército, Zé das Pedras. As lágrimas de Charles não puderam ser contidas. Ao longo desses dois anos, ele tem auxiliado de forma voluntária o chefe de instrução._DSC4185

Finalmente, o chefe de instrução Edivaldo Coragem iniciou o seu discurso fazendo um agradecimento e homenagem à sua mulher, Rose: “´É onde também reabasteço as minhas forças para poder cumprir bem minhas missões, a minha esposa. Se eu sou o Subtenente do TG, ela é a General do meu lar, que me apoia e me ajuda em tudo que faço. sem o seu incondicional apoio não seria possível realizar com sucesso minhas missões em minha carreira”.

_DSC4198

Coragem fez os agradecimentos de praxe ao prefeito Geninho Zuliani, “por manter, na medida do possível, o TG em boas condições de utilização”, ao empresário José Elias Morais, Colaborador Emérito do Exército, “e eterno parceiro do Tiro de Guerra. Muitas de nossas atividades não ocorreria se não fosse a sua valorosa ajuda. O TG 02-025 é eternamente grato ao Senhor”; ao Clarismundo Sant’anna, Coordenador da Fanfarra do TG, também Colaborador Emérito do Exército, “outro parceiro, que não mede esforços para ajudar a este Instrutor nas atividades de formatura. Se apresenta neste TG voluntariamente as 05:30 da manhã praticamente todos os dias para preparar os instrumentos e ensinar aos atiradores. Hoje, se temos uma fanfarra, com instrumentos em condições, bem afinada e coordenada, isso se deve unicamente ao esforço desse nobre amigo. Meu muito obrigado”; ao Alpídio Rossi, proprietário da Selaria Rossi, “que de bom grado nos ajuda na reforma dos artefatos de couro e itens de nosso armamento e equipamento”; ao Rivaldo Mussolin, da Padaria Mussolin, “que de bom grado nos ajuda fornecendo os pães e outros gêneros, para todas as nossas atividades de campo”; e, “ao amigo da imprensa, Leonardo Concon (Diário de Olímpia), que sempre nos apoia em nossos eventos, sou grato por divulgar de forma brilhante nossos trabalhos”.

_DSC4192

O subtenente destacou que este foi um ano de muitas conquistas e realizações, e citou algumas: “Foram 29 atividades, dentre elas citarei as de maior destaque como apoio a Corrida do Trabalhador, apoio ao 52º Festival Folclórico, campanhas de arrecadação de alimentos para a Santa Casa e Hospital de Barretos, onde arrecadamos mais de 2 toneladas de alimentos, campanhas de doação de sangue, Apoio às quermesses, Apoio a passeatas em favor do Meio Ambiente entre várias outras”.

_DSC4194

Nas atividades militares, o chefe de instrução destacou a Operação Alvorada, Operação Bandeirantes, “e neste ano voltamos a realizar a Operação Braçal que prepara os monitores para desempenharem funções de liderança sob situações de stress. Realizamos as marchas de 8, 12 e 16Km, desfile no 7 de setembro, Tiros de Fuzil, de Pistola 9mm, e Traçante”.

_DSC4211

“O Tiro de Guerra de Olímpia se destaca dos demais pela integração com a sociedade, sempre disponível e pronto para apoiar quando for preciso, com vibração e entusiasmo, buscando sempre ajudar ao próximo e fazendo a integração Exército – Sociedade. Aproveitamos esta data também para agradecer àqueles que “por abnegação, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro e fortalecer as relações institucionais junto a Organizações Militares estreitando as relações de amizades e compreensão entre as mesmas”, disse o chefe de instrução.

_DSC3964

E lembrou, entre os amigos do TG, “o nosso Secretário Cb R2 Amaral, conhecido no mundo artístico como “Charles Reis”, Atirador da turma de 2010, muito me ajudou nesses dois anos de chefia, seja na instrução, seja na documentação, por isso a merecida honraria a Medalha Duque de Caxias. Meu eterno agradecimento”.

_DSC4182

O chefe de instrução que se despede do TG e de Olímpia, dirigiu-se aos atiradores: “Atiradores espero ter podido passar alguma experiência de vida para vocês, as boas levem consigo, as ruins, bem essas levem como ensinamento do que não deve ser feito, mas acima de tudo, levem amizade, o companheirismo, a humildade e a disciplina que aprenderam e tiveram nesse tempo de caserna. Atiradores da Turma de 2016 “Turma Coragem”, foram 269 dias de muitos sacrifício, noites mau dormidas, esforço físico, mas também de muitas alegrias”.

_DSC3923

E, aos pais, agradeceu a confiança que depositaram no TG “ao doarem seus filhos para servirem a Pátria. No dia 2 de março, numa formatura semelhante a essa, eu pedi o apoio de vocês, agora eu lhes devolvo seus filhos. Alguns totalmente transformados, outros nem tanto, mas sobretudo, mais reesposáveis e conscientes dos seus deveres”.

_DSC4244
E, concluiu: “ Há exatos 8 meses e 21 dias, entravam neste TG 50 jovens, de todas as classes sociais de olímpia. Sete tombaram, e não se adaptaram à vida na caserna e foram desligados, no próximo ano, estarão novamente convocados para servir a Pátria. Hoje, lhes entrego 43 não mais jovens, e sim 43 homens conscientes de suas obrigações cidadãos olimpienses, sabedores de seus deveres e obrigações para com a sociedade, com a família e sobretudo com a Pátria. Neste momento, posso lhe dizer em alto e bom tom, Missão Cumprida!”

GALERIA DE FOTOS

Todas as fotos podem ser clicadas e baixadas, ou navegue por mouse ou setas do teclado: