Toda criança desenha. Rabiscos, pessoas, animais, super herois… Geralmente são engraçados, disformes e, a maioria, se perde em folhas de sulfite e cadernos. Já pensou que estes traços podem ser materializados e transformados em brinquedos? Fotos Ricardo  Boni


Foi exatamente isso que a empresa Brincar fez, em uma grande ação social em parceria com o Riopreto Shopping que transformou em bonecos os desenhos de 28 crianças assistidas pela Associação dos Amigos da Criança com Câncer (Amicc) e instituição Rancho de Luz, de Rio Preto.


Os bonecos foram batizados de Doudous, palavra francesa que significa “objeto pelo qual a criança se afeiçoa”.

Os bonecos, juntamente com a foto das crianças e seus desenhos, ganharam uma exposição no Riopreto Shopping, que fica aberta ao público até o dia 30 nos horários de funcionamento do centro de compras.


A confecção dos Doudous ficou a cargo das costureiras do Núcleo Empreendedor do Iscei (Instituto Socio Cultural e Esportivo Ielar ), que deram vida a cada um dos desenhos. Diferentemente dos brinquedos tradicionais e produzidos em larga escala, cada um leva cerca de 12 horas para ficar pronto, pois são reproduzidos da forma mais fiel possível ao desenho, respeitando detalhes, expressões, cores e formas.

“Nós, adultos, olhamos mas não enxergamos os desenhos das crianças. Quando uma criança desenha, transfere para o papel sua percepção do mundo, desejo, alegria e fantasia. Elas tornam visíveis seus sentimentos, como se o desenho fosse uma radiografia”, analisa Ayla Farias, proprietária da Brincar.


E nesta quarta-feira, dia 26 às 15h, as crianças beneficiadas visitarão a exposição para conhecer seus bonecos. “É o momento mais emocionante, quando a criança ve, pega e pode brincar com aquele desejo que estava no papel”, diz Ayla.

Depois da exposição, os bonecos serão entregues as crianças.

Inspiração

O trabalho de transformar desenhos em brinquedos é praticado em algumas partes do mundo como em Portugal, pela designer e artesã Ana Correa.

Ayla conta que sempre observou os desenhos do filho e das crianças que atende em seus eventos e festas, como pequenas obras de arte. O filho, Yuri, tem o costume de desenhar, recortar e colar no papelão desenhos que viram seus brinquedos.


Quando se deparou com este projeto da artesã portuguesa na internet, teve a ideia. “Acho o máximo desenhos das crianças, o fato de o meu filho brincar com seus desenhos e ao conhecer essa possibilidade, desejei poder fazer igual para muitas crianças. Graças aos parceiros, conseguimos realizar este sonho”.


Entidades beneficiadas

A Amicc e o Rancho de Luz são entidades sem fins lucrativos que atendem crianças e valorizam a infância, procurando melhorar a qualidade de vida dos pequenos. A Amicc atua junto a crianças que passam pelo difícil tratamento de câncer.

Já o Rancho de Luz busca dar esperança a crianças e famílias carentes, com atividades no período inverso à escola.