Olímpia e as demais integrantes da regional de Saúde de Barretos estão apreensivas quanto à mudança de fase que deverá ser anunciada através de nova classificação do Plano São Paulo, que estabelece regras para a retomada econômica durante a quarentena, nesta sexta-feira (19), às 12h45, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. O Diário vai retransmitir em suas redes sociais a partir das 12h30.

Atualmente, estamos na fase laranja. O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse, nesta quinta-feira (18), que as regiões de Barretos e de Ribeirão Preto apresentam estabilidade nos números da epidemia do novo coronavírus, mas que a alta taxa de ocupação de leitos de UTI em Franca ainda preocupa.

Mesmo assim, os olimpienses estão temerosos. Nos últimos dias, houve aumento de mortes e de casos positivos de Covid-19. Pelos indicadores retorna pra fase vermelha, embora a alta ocupação de UTI se deve a Barretos receber pacientes de Araraquara. Pode ser que isso seja revisto pelo Estado.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid deve analisar os dados registrados nas cidades paulistas desde o dia 5 de fevereiro, data da última atualização, até esta quinta-feira.

Os municípios das diretorias regionais de saúde 13 e 5, que pertencem a Ribeirão Preto e a Barretos, estão na fase laranja. Já as cidades da DRS 8, que têm Franca como sede, estão na fase vermelha. O fechamento das atividades não essenciais aconteceu no dia 25 de janeiro.

“A região de Ribeirão Preto segue com certa estabilidade. Tivemos um aumento importante no número de leitos ao longo desse último período. A região de Barretos também tem essa estabilidade, mas com uma ocupação de leitos de UTI crescente ao longo desse último período. A região de Franca segue com números altos representando uma ocupação alta nos seus leitos de UTI devido ao número de internações e de casos ocorridos ao longo desse mês de janeiro”, disse Vinholi. Com G1