Hoje, quinta-feira (31), foi o último dia em que Olímpia sediou o 31º Fórum da UNDIME São Paulo – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, iniciado anteontem, terça (29), na Sala de Convenções do Hot Beach Suítes Resort.

A programação do Fórum registrou ainda as presenças do secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, e do campeão olímpico de natação, Cesar Cielo.

Presencial, o seminário reuniu cerca de 400 representantes de 350 municípios paulistas, entre secretários municipais, gestores, técnicos educacionais, dirigentes de educação e empresas parceiras voltadas para o setor pedagógico, abordando o tema “Educação Pública de Qualidade, Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”.

Ao todo, foram três dias de evento palestras, mesas de debates e painéis, abordando assuntos como a recomposição da aprendizagem e os desafios da etapa da alfabetização; formação docente; o direito à Educação e a promoção de políticas públicas; Educação em tempo de pandemia de Covid-19; entre outras temáticas.

Também apoiaram e participaram as Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura, da Prefeitura local. A abertura do Fórum e o receptivo e encerramento da programação de cada dia contaram com apresentações culturais de grupos da cidade, reforçando a identidade do município enquanto Capital Nacional do Folclore.

No primeiro dia, o público se encantou com a apresentação do espetáculo “Festa de um povo”, realizado pelas crianças da rede municipal de ensino de Olímpia com a participação de artistas parceiros, que foi uma versão adaptada da abertura do Festival do Folclore de 2021, realizado em formato híbrido.

A iniciativa e a receptividade local foram bastante elogiadas pelos presentes, como destacado pelo presidente nacional da UNDIME Brasil, Luiz Miguel Garcia, que esteve no evento. “O Fórum da UNDIME é o maior evento de educação pública em cada Estado. Estamos aqui para discutir, principalmente, a transformação do mundo pela educação e buscar o fortalecimento do processo educacional, que inclui também a cultura. Eu fui da Folia de Reis Miriam da minha cidade, do ‘Vô Augusto’, e foi inevitável não me emocionar com a apresentação das crianças, que mostrou o Brasil, uma batida que significa o som e o pulso da nossa cultura”, disse.

Márcia Bernardes, presidente da UNDIME São Paulo, também enalteceu “o trabalho de manter vivo o folclore nas escolas municipais”, agradeceu todo o apoio do município para a realização do evento e reforçou “que a escolha por Olímpia se deu pela representatividade e estrutura da cidade e como forma de aproximar os municípios que ficam localizados mais distantes da capital”, incentivando a participação no importante debate sobre o processo de aprendizagem e as estratégias para reverter os prejuízos educacionais pós-pandemia.

A secretária de Educação de Olímpia, Maria Cláudia Padilha, também compôs o palco de autoridades, agradecendo pela realização do evento, explicando que “o folclore é trabalhado o ano todo nas unidades escolares e enfatizando a atuação e os desafios do município, com o ensino remoto, que aproximou o diálogo da escola com as famílias, o que é fundamental e deve ser mantido para a melhoria do aprendizado”.

Na manhã de hoje (31), o prefeito Fernando Cunha, esteve no Fórum e destacou a importância da Educação e os investimentos do município para a melhoria do ensino. “Agradeço à UNDIME por escolher Olímpia para sediar este seminário fundamental na área educacional. A Educação produz oportunidades para o futuro, a vida das próximas gerações e das nossas cidades dependem da formação das crianças. Eu tive a felicidade de estudar em escola pública toda a minha vida, até a faculdade, e sei da importância do ensino de qualidade. Por isso, é nossa obrigação, enquanto gestores, incentivar, capacitar e oferecer melhores condições. Aqui em Olímpia, instalamos ar-condicionado em todas as salas de aula e, agora, estamos implantando os tablets para o ensino híbrido, que faz parte do aprendizado que a Covid nos trouxe, um novo modelo pedagógico, com o uso da tecnologia e de ferramentas digitais, que são e serão cada vez mais essenciais”, ressaltou o prefeito.