Da Redação — O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2016 mostra que Olímpia continua ultrapassando as metas previstas para os anos iniciais (4º ao 5º ano) do ensino fundamental, superando inclusive as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Divulgado na manhã desta quinta-feira (8), o IDEB de Olímpia cresceu de 6,3 em 2013 para 6,5 dois anos depois, 2015. O Ideb nacional nessa etapa ficou em 5,5, enquanto no Estado de São Paulo está em 6,2. Veja como ficou em Olímpia:

4ASERIE

O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

geninho“Essa avaliação é maravilhosa, reflete o trabalho que nós fazemos à frente da Educação”, disse o prefeito Geninho Zuliani (DEM, foto), ao ser ouvido pelo Diário após o anúncio do IDEB. “Agradeço ao empenho da secretária Eliana Bertoncello Monteiro, aos professores e colaboradores da Educação, e aos alunos, claro, que assimilam o que é ensinado de forma tão primorosa e profissional, tanto que o resultado reflete em um IDEB cada vez crescente”, concluiu.

BRASIL

brasil-ideb-2016.jpgO Ideb 2015 do País relativo ao ensino médio ficou em 3,7 — numa escala que vai de 0 a 10. A média esperada para a etapa do ensino era de 4,3.
Considerado um dos principais gargalos do Brasil, o ensino médio mantém o índice de 3,7 desde a edição de 2011. O Ideb é calculado a cada dois anos. Os resultados da prova foram coletados no ano passado.

Segundo Mendonça Filho, ministro da Educação, o dado é “absolutamente negativo e coloca o quadro geral do Brasil abaixo do que foi fixado”.

 

O QUE É

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.