A Secretaria de Saúde, de Olímpia,realizou na noite de ontem, segunda-feira (18), treinamento sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. A ação foi desenvolvida pelo setor de Vigilância Sanitária, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO) e contou com a participação de 90 pessoas.

Destinado aos trabalhadores do comércio local, feirantes e ambulantes que manuseiam alimentos nos estabelecimentos, a capacitação, ministrada pela equipe de Vigilância Sanitária municipal, orientou sobre a maneira correta da execução de suas funções diárias dentro das normas previstas pela legislação sanitária vigente.

Além disso, de maneira simples e didática, o público presente foi instruído a respeito da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA 216/2014 e na Portaria CVS 05/2013, que são as duas legislações mais abrangentes sobre as regras de manipulação de alimentos.

De acordo com o chefe do setor de Vigilância Sanitária, Ednei Queiroz, o treinamento foi responsável por instruir os presentes sobre todos os procedimentos de manipulação de alimentos, desde a produção (lavoura) até o destino final (consumo).

“Buscamos orientar os profissionais presentes sobre os riscos de contaminação dos alimentos, desde o manuseio de agrotóxicos de forma irregular até a preparação, evitando riscos de doenças transmitidas por alimentos, que provocam desde diarreia e vômito, até salmonelose e botulismo”, explica Ednei.

O treinamento foi organizado com a colaboração da ACIO, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria. Estiveram presentes no evento os secretários Sandra Lima (Saúde) e Sargento Tarcísio (Agricultura, Comércio e Indústria), o presidente da ACIO, Flávio Vedovato, e colaboradores do setor de Vigilância Sanitária.

Após a capacitação, foi entregue aos profissionais uma cartilha de boas práticas editada pela Anvisa, de acordo com a RDC 216/2014. O estabelecimento ou profissional que tiver dúvidas a respeito das normas e manuseios pode entrar em contato com o setor de Vigilância Sanitária pelo contato (17) 3279-1400 ou pelo e-mail [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here