Nesta sexta-feira (5), profissionais das áreas de Saúde, Educação e outros setores participaram do 2º Fórum Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista, promovido pelo Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto.

O evento ocorreu no Centro de Convenções da Famerp, destacando-se pela participação de uma delegação da Estância Turística de Olímpia, incluindo a supervisora de Ensino, Iracema T. Ducatti Bassetto, as coordenadoras técnicas da Educação Especial, Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Danila Rodrigues Oliveira Vicentini, além de 18 professoras envolvidas em projetos de Transtornos de Aprendizagem e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O objetivo do fórum foi fornecer informação de qualidade à comunidade, promovendo discussões em diversos temas para melhor capacitar profissionais da saúde e da educação, além de apoiar pais e responsáveis no acompanhamento de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A importância da disseminação do conhecimento sobre o TEA foi enfatizada, especialmente considerando que um diagnóstico precoce pode significar um desenvolvimento mais efetivo de habilidades e uma melhor adaptação para a criança e sua família.

Este evento ganha mais relevância no contexto do mês de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. Atualmente, a rede municipal de Olímpia atende cerca de 140 alunos diagnosticados com uma forma mais leve do Transtorno do Espectro Autista.