A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em conjunto com a Secretaria da Saúde, organizou no último sábado (9), mutirão para procedimentos cirúrgicos de catarata. A iniciativa teve como objetivo diminuir a fila de espera para tais procedimentos na cidade. Cerca de cem pacientes foram atendidos durante a ação, todos previamente triados por oftalmologistas.
O evento ocorreu no ARE – Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão), com a colaboração da equipe da Clínica Oftamo Company de Catanduva. As cirurgias, agendadas para a próxima quarta-feira (13), foram viabilizadas através de um processo licitatório que selecionou a referida clínica.
Esta ação contou com o apoio financeiro de emendas parlamentares, totalizando R$ 100 mil reais, destinadas à Saúde de Olímpia para tratamento de catarata. Os deputados estaduais Letícia Aguiar, através de seu assessor Fernando Gaúcho e Luiz Guimarães e do deputado Alexandre Pereira, por intermédio do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sargento Barrera.
Em agosto deste ano, um mutirão similar foi realizado com o apoio do Governo do Estado, atendendo mais de 400 pacientes. A necessidade dessas ações se deve à capacidade limitada do Hospital do Olho de Monte Azul, único credenciado na região para realizar esses procedimentos pelo SUS, que atende apenas cinco pacientes de Olímpia por mês.
O Setor de Regulação dos Serviços de Saúde de Olímpia informou que, com essa nova iniciativa, a fila de espera por cirurgias de catarata, que no início do ano contava com 614 moradores, foi praticamente zerada.