A região de Rio Preto contabiliza 16 casos da nova varíola. É o que aponta levantamento feito pelo Diário com base em dados das secretarias municipais e Estadual de Saúde. Nesta semana, Barretos, Paraíso e Pereira Barreto confirmaram os primeiros casos da doença. Por Diário da Região

Na lista de cidades do Noroeste Paulista que já confirmaram casos da nova varíola, transmitida pelo vírus Monkeypox, estão: Rio Preto (8), Barretos (2), Bady Bassitt (1), Bebedouro (1), Ilha Solteira (1), Mirassol (1), Paraíso (1) e Pereira Barreto (1). Ao todo, o Estado de São Paulo contabiliza 2.640 casos da doença.

A doença que é transmitida pelo contato entre seres humanos, principalmente, íntimo e sexual tem como principais sintomas o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; febre; dor de cabeça; calafrios e dores musculares.

Diferentemente da Covid-19, familiares que tiveram contato com o paciente diagnosticado com o vírus Monkeypox não precisam ficar isolados, mas são monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

ANIMAL DOMÉSTICO

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em um animal doméstico. Trata-se de um filhote de cachorro, de cinco meses, que teve contato com um caso humano confirmado para a doença, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O animal teve coceira, lesões no dorso e no pescoço.

O Ministério orienta que pessoas infectadas evitem contato com animais para que o vírus não se propague. Outra orientação é usar equipamentos de proteção individual e lavar as mãos ao cuidar do animal doente. (AB)