A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Olímpia, que começou na última segunda-feira (25), já administrou 1.217 doses da vacina a membros dos grupos prioritários. A ação é uma antecipação do Ministério da Saúde, aplicada em todo o Brasil desde março, visando combater o crescimento na circulação de vírus respiratórios e fortalecer a imunidade coletiva.

Disponível em todas as Unidades de Saúde do município, incluindo o ARE (Postão) e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, a vacina trivalente oferece proteção contra três variantes do vírus (H1N1, H3N2 e B/Victoria).

A campanha ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com o objetivo do Ministério da Saúde de imunizar 90% dos grupos prioritários. Até agora, cerca de 6,5% das 22.500 pessoas elegíveis em Olímpia foram vacinadas, com alta procura entre idosos, pessoas com comorbidades, crianças e profissionais da saúde.

Além disso, um esforço nacional está em curso para incentivar a adesão às vacinas do calendário, em resposta à preocupação com possíveis surtos de doenças devido à baixa cobertura vacinal.

Um “Dia D” especial está planejado para 13 de abril, com o objetivo de aumentar a adesão à campanha, que segue até 31 de maio. Informações adicionais podem ser obtidas junto à Secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400 ou nas unidades de saúde locais.

Quem pode se vacinar

Os grupos elegíveis para a vacinação incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, membros das forças de segurança, salvamento e armadas, indivíduos com doenças crônicas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes em medidas socioeducativas.