Na noite de ontem, segunda-feira (5), o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, participou de um encontro com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para apresentar uma prestação de contas a respeito do primeiro ano de gestão.

A reunião faz parte das ações da Pastoral Fé e Política que, sob a mediação do Frei Mauro Luiz Oliveira, objetivou ampliar o diálogo da população com a administração municipal, exercendo a cidadania a fim de construir uma sociedade mais democrática. Além disso, o encontro foi um compromisso assumido pelo prefeito ainda durante a campanha, em 2016, quando a Pastoral promoveu debates com os candidatos para conhecer as propostas de governo para a cidade. Ao todo, 135 pessoas estiveram presentes na ocasião, que contou também com a participação dos secretários municipais.

Durante o evento, o prefeito apresentou os três pilares sob os quais atua à frente do Executivo que são: “Administração Pública de Qualidade”, com o objetivo de combater desperdícios e desvios e busca da efetividade e produtividade; “Desenvolvimento Socioeconômico”, que consiste em agregar melhorias para a população, principalmente, com medidas na área de ensino, educação, saúde e geração de emprego; e “Consolidação do Turismo como vocação econômica e social”, que projeta aproveitar ao máximo a oportunidade do setor como fomento à geração de emprego e renda para o crescimento social e econômico da população.

Na sequência, o prefeito Fernando Cunha apresentou as principais mudanças e realizações exercidas ao longo deste ano, bem como expôs projetos futuros de grande importância para a cidade.

Entre as ações abordadas estiveram a conclusão das obras paradas; investimento para aquisição de novas ambulâncias e veículos para atender a população; mudanças administrativas e operacionais na UPA, além da reforma que oferecerá melhores condições aos pacientes; mutirão de exames e inauguração do Centro de Diagnóstico para zerar a fila de 6 mil exames atrasados; atuação junto à Santa Casa para auxiliar em problemas financeiros e de atendimento do único hospital da comarca; medidas para proporcionar justiça fiscal à população como redução do IPTU, da Taxa do Lixo e programa de regularização de dívidas; entrega de 1075 casas, anúncio de construção de mais de 1500 moradias e regularização fundiária de 473 famílias; qualificação profissional para mais de 2 mil pessoas; implantação do Diário Oficial Eletrônico para garantir mais agilidade e transparência; mutirão de limpeza com arrecadação de 700 caminhões de entulhos; resgate do Festival do Folclore com mais investimento em estrutura e valorização da cultura; programação especial de Natal e Ano Novo; reestruturação de poços e perfuração de poços profundos para garantir a eficiência no abastecimento de água, além de gestão junto ao Governo do Estado para retomada das obras da ETE.

Na oportunidade, o prefeito também falou sobre os projetos da Estação Ferroviária, do calçadão, melhorias na segurança com o sistema de videomonitoramento e criação da guarda municipal, além de ações constantes para buscar recursos federais e estaduais para o próximo ano, que prometem gerar cerca de R$ 30 milhões de reais em recursos para o município.

Após a apresentação, a população presente também teve a oportunidade de fazer perguntas para esclarecer dúvidas. Para o prefeito, a ocasião foi uma demonstração de como a política e o envolvimento da comunidade são importantes para a cidade.

“A gente se organiza em um país democrático através de uma representação de cidadãos políticos. Quero dizer que dou muito valor e reconheço a importância de ouvir as pessoas em um debate aberto, participativo e construtivo. Nós carecemos de maior participação popular na maioria dos setores de Olímpia, por isso, eu agradeço a presença de todos vocês”, enalteceu Fernando.

Segundo Frei Mauro, esse tipo de encontro é fundamental para discutir a coletividade, conhecer o que foi feito e demonstrar as carências da população “Para nós é uma conquista muito grande tê-los aqui. Não é nada improvisado, foi uma espera, justamente em um tempo que a Igreja fala tanto de espera e esperança. Essa espera nos deixou mais envolvidos e decididos a não pensar só em si. Conforme combinamos antes das eleições, vocês tiveram a honra de estarem conosco e assumiram o compromisso de voltar. Agradecemos imensamente porque o que tivemos aqui hoje foi de muita qualidade. Nós vamos cobrar, mas também vamos aplaudir quando for necessário e tenho certeza que estamos aqui para fazer a diferença e pensar em toda a cidade, não só agora, mas para todo o futuro”, concluiu.