O prefeito Fernando Cunha, em entrevista exclusiva ao Diário, abordou as recentes críticas à implantação da nova Área Azul em Olímpia, agora administrada pela empresa OLIPARK, da ASG Engenharia, sediada em Araçatuba (SP). Também entrevistamos a gerente geral da ASG Engenharia, responsável pela Olipark, Viviane Miyamoto (veja abaixo).

Vereadores, comerciantes e a Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO) levantaram preocupações sobre o aumento do número de quarteirões incluídos, a cobrança, a falta de tolerância na fiscalização e os impactos percebidos no comércio local. Em resposta, o prefeito detalhou medidas para melhorar o sistema e esclareceu pontos importantes sobre a operação e fiscalização do estacionamento rotativo.

Presidente Flávio Vedovato (ACIO) recebe vereadores Mário Iquegami e Marcelo da Branca

A Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO) recebeu no último final de semana os vereadores Marcelo da Branca e Márcio Iquegami, que, ao final, redigiram um manifesto (clique aqui). Anteriormente, a ACIO também se manifestou favorável e cobrava a ausência da Área Azul, enquanto perdurava o imbróglio da mudança de empresa gestora. Com base nessas reclamações, o Diário procurou o prefeito e a empresa Olipark – confira abaixo.

Prefeito: “Pedido do comércio”

Ao Diário, ontem (13), Fernando Cunha reforçou a origem da Área Azul como um pedido do comércio local, em 2009, para aumentar a rotatividade das vagas e facilitar o acesso dos consumidores às lojas. “A Zona Azul nasce de um pedido do comércio, senão a prefeitura não faria”, explicou, destacando que a iniciativa visa beneficiar o setor comercial da cidade. A entrevista na íntegra:

Sobre ‘ruas vazias’ ele classifica como pessoas que estacionavam ‘o dia todo’ atrapalhando quem realmente precisa das vagas, e que o comércio em Olímpia expande-se cada vez mais, inclusive fora do entorno central, como no Morada Verde, por exemplo, e cita também o crescimento do e-commerce e abertura de novos estabelecimentos comerciais.

Respondendo às críticas, o prefeito reconheceu a importância de corrigir possíveis falhas no sistema: “A prefeitura pode errar, pode falhar, e nós estamos aqui para corrigir”.

Entre as ações anunciadas, estão a revisão das áreas de estacionamento próximas à Santa Casa e ao Fórum, com discussões já em andamento com a OLIPARK para realocar vagas e atender melhor às necessidades da população.

Confira mais detalhes dessas declarações no vídeo acima.


Olipark: Gerente Geral esclarece dúvidas e sugestões

A pedido do Diário, Viviane Miyamoto, gerente geral da ASG Engenharia e responsável pela gestão da Olipark, a Área Azul de Olímpia, deslocou-se da matriz de Araçatuba (SP) para esclarecer críticas, dúvidas e sugestões que tem sido trazidas por entidades de classe, alguns comerciantes e usuários, reforçando as diretrizes do sistema de estacionamento rotativo da cidade. Acompanhada por membros da equipe operacional e de tecnologia, Miyamoto destacou “o compromisso da Olipark com a transparência e a eficiência no serviço prestado aos munícipes”. A entrevista exclusiva está na íntegra:

A gerente reiterou que as monitoras da Olipark não estão autorizadas a aplicar multas de trânsito. “Elas realizam a fiscalização dos veículos, verificando a regularidade através de um sistema digital que, em caso de irregularidades, informa automaticamente à guarda municipal, responsável pela aplicação de eventuais infrações”, explicou Miyamoto.

Miyamoto enfatizou a adoção de tecnologia digital na operação da Área Azul, eliminando o uso de comprovantes em papel. “Todo o processo é digitalizado, desde a aquisição do ticket de estacionamento até a fiscalização, garantindo maior eficiência e menor impacto ambiental”, destacou. Esse sistema permite um controle mais eficaz e a redução de fraudes, além de facilitar a vida dos usuários que podem utilizar diversos pontos de venda ou o aplicativo para a compra de tickets.

Durante a reunião, foi salientado o processo licitatório que conferiu à ASG Engenharia a gestão da Olipark, destacando-se o cumprimento das normativas legais e contratuais estabelecidas pela legislação municipal. “Estamos seguindo rigorosamente o contrato e as leis municipais, trabalhando em consonância com as determinações da prefeitura e da câmara municipal”, afirmou Miyamoto.

Sobre a possibilidade de alterações no serviço, a gerente geral disse estar aberta a sugestões e revisões, desde que respeitem o contrato vigente. “Estamos dispostos a realizar ajustes que estejam ao nosso alcance para melhor atender às necessidades da população, sempre dentro dos limites legais e contratuais”, assegurou.

Carlos Santana (TI Olímpia), Viviane Miyamoto (Gerente Geral), Eliana Silveira (Gerente Olímpia) e Carlos Zago (TI ASG)

Miyamoto também abordou as reclamações referentes à dificuldade de alguns usuários em utilizar o sistema de QR Code para aquisição dos tickets, explicando que a equipe está comprometida em orientar e facilitar o acesso ao serviço, reforçando o compromisso da Olipark com a melhoria contínua do atendimento e a satisfação dos usuários.

Por fim, ressaltou a importância da adaptação às mudanças trazidas pelo sistema digital e assegurou que a equipe da Olipark passa por constantes treinamentos para aprimorar o atendimento ao público. “Mudanças sempre apresentam desafios, mas estamos empenhados em fazer dessa transição um processo suave e benéfico para todos os envolvidos”, concluiu Miyamoto.

Sede da Olipark na Rua David de Oliveira, 1345

“A Olipark continua comprometida em esclarecer dúvidas e receber feedback da população para assegurar que o sistema de Área Azul em Olímpia atenda às expectativas e necessidades dos seus usuários, reafirmando seu papel essencial na organização do trânsito e no acesso aos serviços na cidade”, concluiu Viviane, abrindo o escritório central para visitas, assim como a tenda que continua atendendo na Praça Rui Barbosa.