Nesta quarta-feira, 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria da Assistência Social, lança a Campanha “Faça Bonito”, com palestras nos organismos sociais, distribuição de livretos para orientação aos adultos em toda a rede municipal de serviços, material lúdico para crianças e adolescentes e capacitação de escuta especializada aos servidores envolvidos nos atendimentos.

A campanha é um mecanismo de proteção e orientação para o incentivo das denúncias, fortalecendo ainda o canal Disque 100, que é importante instrumento para que esforços sejam adotados, protegendo esse grupo de faixa etária mais vulnerável.

A data de 18 de maio foi instituída no ano de 2000 por lei federal. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos de idade que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Segundo o secretário de Assistência Social, João Magalhães, em Olímpia, a rede de proteção social oferece às crianças e aos adolescentes todo apoio e orientação psicossocial no CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social e o acompanhamento nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

Ainda integrando a Campanha “Faça Bonito”, na sexta-feira (20), será realizada a cerimônia de abertura da Capacitação de Escuta Especializada para os servidores dos serviços sociais e que atuam no sistema de garantia de direitos. O treinamento será desenvolvido em 10 encontros no Thermas dos Laranjais.

A mobilização “Faça Bonito”, que tem destaque até internacional, é uma forma de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.