A Prefeitura de Olímpia iniciou a limpeza do prédio da Sociedade Beneficência Portuguesa. A ação envolve as Secretarias de Saúde, de Obras, Engenharia e Infraestrutura e a empresa pública Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal, e é acompanhada por membros da diretoria da entidade.

Durante todo o dia, colaboradores das secretarias municipais retiraram documentos como prontuários, notas, ofícios, entre outros, e fizeram uma triagem, separando por departamentos e setores para onde serão levados. Além disso, foram retirados do porão, no subsolo do prédio, diversos vidros de éter, produto altamente inflamável e que estavam vencidos desde 1999.

limpeza-Beneficencia-(5)

Também foi feita a roçada da grama em volta de todo o prédio. As árvores na área interna do espaço foram extraídas, a pedido da diretoria, e, posteriormente, serão plantadas as espécies corretas para o local.

Como já foi divulgado, a Prefeitura foi notificada pela justiça na última semana, para limpar o espaço em um prazo de 30 dias. Segundo a liminar, o prédio precisa ser limpo e dedetizado com urgência por uma empresa especializada devido à existência de detritos hospitalares, materiais radioativos e documentos de guarda obrigatória.

limpeza-Beneficencia-(6)

A denúncia foi proferida pela antiga Presidência da Sociedade Beneficência Portuguesa que cedeu o prédio à Prefeitura, há mais de 20 anos, para fins médico-hospitalares com encargo total ao Executivo. O local estava sob a responsabilidade da secretaria de Saúde da antiga gestão, que o desocupou em 16 de dezembro de 2016.

REMÉDIOS

Na sexta-feira, dia 31, a secretaria de Saúde retirou todos os medicamentos que foram encontrados no prédio.

São remédios vencidos ou que ainda irão vencer, porém todos serão descartados devido à forma como foram armazenados.

limpeza-Beneficencia-(4)

Os medicamentos são: antidepressivo, anticonvulsivo, pomadas antialérgicas e dermatológicas, antibióticos, anti-inflamatórios, tiras de medição de diabetes, analgésicos, suplementos, medicamentos usados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, entre outros. Os remédios foram levados para a sede da secretaria de Saúde e serão catalogados. Em seguida, será feito o descarte correto.

limpeza-Beneficencia-(1)

INVESTIGAÇÕES

O prefeito de Olímpia, Fernando Augusto Cunha, já determinou a abertura de uma sindicância.  O pedido foi encaminhado ao setor responsável para providências necessárias. O Ministério Público também foi acionado na tarde de ontem, 3 de abril, para conhecimento e possível investigação. “Vamos fazer uma sindicância e encaminhar todas as informações para o Ministério Público para que sejam apuradas judicialmente as responsabilidades. Estamos fazendo a limpeza e, posteriormente, vamos tratar com a diretoria da recuperação do estrago que fizeram no prédio”, disse o prefeito.