De 11 a 15 de agosto de 2021, a Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional do Folclore, realizará o 57º Festival do Folclore que, pelo segundo ano consecutivo, teve o formato adaptado devido à pandemia da Covid-19, podendo o público acompanhar a programação online, de onde estiver.

Após a versão totalmente digital, realizada em 2020, esta será a primeira edição híbrida, com apresentações gravadas inéditas de grupos de diversos estados brasileiros e danças ao vivo dos grupos parafolclóricos de Olímpia, respeitando os protocolos de proteção à saúde. As cinco noites serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais do festival.

Para isso, a Comissão Organizadora contou com a produção de vídeos em alta qualidade pelos grupos participantes a fim de montar um verdadeiro espetáculo digital e tecnológico para os internautas de todo o país e até do mundo.

Com o tema “Conexão de um Povo”, a edição 2021 reunirá, ao todo, 34 grupos folclóricos e parafolclóricos, de 12 Estados brasileiros, representando todas as regiões do país.

Além das apresentações noturnas, a programação contará ainda com atividades diurnas e complementares como contação de causos, Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, brincadeiras tradicionais ressignificadas no contexto da pandemia, entre outras, também com transmissão online.

A tradicional abertura do evento terá, mais uma vez, a participação das crianças da rede municipal de Educação, cujo espetáculo também está sendo gravado, seguindo as medidas necessárias.

O tema da apresentação, “Olímpia, há 57 anos conectando pessoas e tradições!”, retrata um misto de saudade e esperança por dias melhores, relembrando as culturas populares e pessoas importantes ligadas ao folclore e ao festival de Olímpia, entre elas o saudoso Professor Edward Marques da Silva, o Wadão, compositor oficial das músicas-tema da festa e que faleceu, em outubro de 2020.

O espetáculo contará ainda com o envolvimento de professores da rede, dos grupos olimpienses Geração Folclore e Frutos da Terra e da escola de samba Unidos da Cohab.

Assim, faltando menos de um mês para o evento, nesta quinta-feira (15), foram lançados oficialmente o cartaz e a programação da edição 2021, que celebra o Jubileu de Jasmim e faz homenagem ao Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém (PA). O lançamento foi realizado de forma online, com transmissão pelo Facebook do Fefol.

No ato, a secretária de Turismo e Cultura falou sobre a programação do festival. “O festival se apresentará de forma híbrida, tendo apresentações presenciais tomando todos os cuidados necessários que o momento pede, mas sem público, e também vídeos produzidos de diversos grupos de norte a sul deste país. Tivemos o desafio de fazer uso das tecnologias em favor da preservação e da disseminação da cultura popular brasileira e teremos ainda outras atividades durante a semana”, destacou Priscila Foresti.

Também presente, o prefeito Fernando Cunha destacou a responsabilidade de Olímpia em preservar as tradições culturais e o empenho do município em preparar um festival online de qualidade. “Quero dizer a vocês que esperávamos esse ano ter a presença de todos, mas a nossa cultura popular continua viva e nós, aqui em Olímpia, continuamos com nosso compromisso de fomentar as atividades folclóricas com a riqueza que ela representa, homenageando o professor Sant’anna e um grupo folclórico que é o Frutos do Pará. Esse cartaz vai representar todos os grupos através desse grupo do Pará, fazendo com que nós estejamos conectados, porque ele traz a mensagem da conexão como instrumento de comunicação virtual, que nos permite nesse momento conversar com Brasil, com todos vocês internautas, mas também a conexão de um povo, a conexão da cultura popular com a nossa gente, é isso que representa o nosso festival desse ano e, estaremos todos os dias juntos, festejando a preservação da cultura popular”, ressaltou o prefeito.

O FEFOL Digital será transmitido todas as noites, de 11 a 15 de agosto, na Página Oficial do Festival do Folclore de Olímpia no Facebook e no Canal do Youtube.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação Olímpia para Todos.